Felder Christian Simoes mais conhecido in Angola por “Discípulo de Agostinho Neto”, foi porque ainda pequeno, aquele menino fininho, recebeu como oferta em uma atividade, o livro de poesias “Sagrada Esperança” do Dr. Antônio Agostinho Neto e sempre que havia festivais na escola ele declamava seus poemas, vindo se tornar seu ídolo. Quando começou a escrever os seus próprios textos, em 2007 escreveu um poema homenageando África e declamou n’uma atividade da Juventude in Luanda e o público o aclamou, lhe chamando de Agostinho Neto, e assim pelas ruas, por onde quer que passe ele é o ‘Discípulo de Agostinho Neto” e não duvide disso.
Quem não conhece in Angola o poeta recitador “Discípulo de Agostinho Neto”, não conhece a poética juvenil angolana que se destaca e sobressai nas arquibancadas dos ginásios, dos auditórios das escolas, universidades e espaços culturais; ele é membro do Movimento Lev’arte Luanda; fez formação básica em Criação Literária pela UBESC – União Baiana de Escritores/Brasil, com o jornalista, escritor e editor brasileiro Roberto Leal; é um assíduo participante das tardes poéticas da União dos Escritores Angolanos, no espetáculo poético semanal “Poesia a Volta da Fogueira”. Ele que tem publicações na revista angolana de Literatura “Òmnira”, participou do elenco de autores da coletânea poética Kiximanu, Ed. Òmnira/BA-Brasil 2015, 140 páginas (13 autores), Kiximanu que em língua nacional Kimbundo quer dizer “homenagem”. Ele que se destaca também na sua carreira de modelo internacional com trabalhos em Angola e na Namibia e Zambia/África.
A obra tem capa do designer angolano Edvaldo Adriano, escrita em inglês e traduzida para o português de Portugal, pelo estudante de Letras e poeta angolano Perisvaldo De Sara, tem apresentação do escritor angolano John Bella e tem assessoria editorial do jornalista e editor brasileiro Roberto Leal. “Este é um livro para todas as idades com o objetivo de motivar as pessoas na auto confiança em todos os ramos de suas vidas”, disse Felder. Discípulo de Agostinho Neto, surge no melhor estilo Go back, breve in Angola/África.
Foto: Divulgação
Texto: Roberto Leal
Fonte: ASCOM/Revista Òmnira
Estou anciosa para ler esta obra linda e maravilhosa em formato fisico.
ResponderExcluirParabéns Sr Felder Simões.
Felder Christian Simões está de parabéns pela grande obra literária em edição bilíngue inglês/português de Portugal, pela Editora brasileira Òmnira... Sucesso!
Excluir