Poeta Ismael Farinha |
A Òmnira lança também o Dicionário de ANGOLÊS, do jornalista, escritor, pesquisador e ativista cultural brasileiro Roberto Leal, a obra traz um apanhado das falácias populares dos guetos e Musseques de Angola; traz mais ainda do Calão angolano, além da sua irreverência e seu poder de força da palavra; trazendo também os ditos populares e as expressões mais ditas e faladas no cotidiano mwangolê, é dessa mistura que surge um novo dialeto, um novo idioma, uma nova língua ou um novo falar, o ANGOLÊS. São mais de 1.200 verbetes, dentre palavras e expressões, foram 5 (cinco) anos de pesquisas contando com a colaboração de mais 4 (quatro) populares de diferentes regiões do país que deixaram seu contributo nessa obra, que sai do forno no formato Pocket. Obra tem apresentação do jovem poeta, ator e diretor de cinema angolano Blandine Klander. Dicionário de ANGOLÊS, Editora Òmnira/Namibe – Angola 2023, 86 páginas – R$ 40.
A poética do PALOP |
A revista angolana de Literatura & Arte “Òmnira”, Edição especial em homenagem aos 440 anos da rainha angolana do Reino da Matamba Njinga a Mbande, ela que lutou contra o regime escravocrata dos portugueses. A revista traz trabalhos de artistas, poetas, escritores e jornalistas do PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Revista Òmnira, 36 páginas – R$ 15.
Dentro da programação a Conferencia “A Importância da Literatura Africana para os povos” com o escritor, poeta e ativista cultural angolano Ismael Farinha. Recital poético; momento musical; Sessão de autógrafos; bate papo com os autores presentes e Coquetel ao final. O Evento tem o apoio do Centro Cultural Casa de Angola in São Paulo e Movimento Literário Kutanga/Angola. Mais informações: +55 71 98736 9778 (whatsApp) ou lealomnira@yahoo.com.br
0 comentários: