Exposição muito visitada |
A FLIB que teve como tema "Literaturas Afro-Brasileiras e Africanas: conectando mundos" trouxe na sua programação escritores e professores, como: Cristiane Sobral, Deyse Sacramento, Gildeci Leite, Joabson Figueiredo, Lívia Natália, Roberto Leal, Terezinha Oliveira dos Santos dentre muitos outros.
Matéria prima presente |
O jornalista, escritor, editor e ativista cultural brasileiro Roberto Leal, que reside em Angola foi o Conferencista de abertura com a fala "África e Literatura hoje na Globalização", no Centro Cultural Rivelino de Carvalho, quando destacou o trabalho de escritores africanos de língua oficial portuguesa, como: Agostinho Neto, John Bella Bela, Ondjaki, Pepetela (entre outros de Angola), João Varela (de Cabo Verde), Marcelino dos Santos e Mia Couto (de Moçambique) e Abidulay Silla (de Guiné Bissau) tendo outras citações e uma interação com o público. Destacando a luta pela Libertação, a língua portuguesa e a produção literária do PALOP. A FLIB teve no seu encerramento o ator Mauricio Faisca, no Palco principal (Praça Landulfo Alves) em uma apresentação musical "Águas que lutam'.
O Centro Cultural Casa de Angola na Bahia, se fez presente com um grande acervo de obras Literárias de Angola e do Continente, como também uma exposição de esculturas africanas em madeira representando mesmo a Nação Mwangolê, nas expressões da Rainha Njinga a Mbande, o Pensador Africano e a magia das mascaras. A sexta edição da FLIB - Festa Literária Internacional de Barreiras tem realização da Prefeitura Municipal de Barreiras com o apoio Institucional da Embasa e as curadorias da UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia; IFBA/Barreiras; UNEB - Universidade do Estado da Bahia; Secretaria Municipal de Educação e Academia Barreirense de Letras.
Parabéns, Roberto Leal , escritor, jornalista, pelo seu trabalho e presença na Flib/2023 em Barreiras-BA. Lembra-se de mim no encontro com escritores baianos , na Biblioteca dos Barris em Salvador-BA? Pena não ter comparecido à sua presença, por motivo de problemas de saúde. Abraço.
ResponderExcluirGrande abraço Senhora Nadir Xavier. Me lembro da escritora presente no ENEB sim... Grande abraço, saúde e paz!
ExcluirFeira muito interessante. Tive a oportunidade de conversar com o Roberto Leal, mas só depois conheci o seu trabalho, o que meu deu vontade de ter tido um diálogo mais longo. Parabéns pela matéria!
ResponderExcluirGrande abraço... Muito obrigado pela presença e pretendo voltar a Barreiras onde tive uma receptividade muito grande... Glória a deus!
ExcluirGlória a Deus!*
Excluir