terça-feira, 13 de setembro de 2022

SARAU DO AGDÁ COMEMORA 5 ANOS COM A POÉTICA PRETA DE LUTA NA BAHIA

Publicado por Roberto Leal As terça-feira, 13 de setembro de 2022  | Sem Comentarios

Jovina Souza é referencia poética
O Sarau do AGDÁ, o sarau do prato mais temperado da Bahia, foi criado, objetivando ser espaço de divulgação da Literatura negra. Foi um modo de reagir à segregação que o poeta negro (a) e sua criação poética, apelidada de desabafo, sofre dentro do sistema literário baiano, dominado pela brancura e pelo machismo. As exceções são raras e possíveis de serem pontuadas. Por isso, não amenizam os prejuízos da regra. No Sarau do Agdá o poeta negro pode declamar seus poemas livremente, ser aplaudido e acolhido como merece e tem por direito. O Sarau do Agdá é pilotado pela professora, escritora e poeta Jovina Souza, com a participação dos poetas Roberto Leal e Valdeck Almeida de Jesus, da escritora Margarete Carvalho, além de um leque de poetas negros convidados a cada Edição.
A primeira edição aconteceu no dia, 07 de julho, de 2017, n’um espaço mais conhecido por Dona Bahia, na rua das Dunas, no Jardim Encantamento, in Itapuã. Desde então, o sarau tem sido realizado em escolas, coletivos de mulheres negras e outros espaços de cultura, com uma Edição realizada no Rio de Janeiro e outra no Recife, ganhando status de Sarau itinerante. A partir de 2021 temos realizado edições on line com a presença de poetas negras (os) colombianas (os) e de países africanos como Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné Bissau. Desse modo, afirmamos ser o Sarau do Agdá internacional. Outra característica do sarau é que sua realização ocorre onde sua presença for solicitada: casas de famílias, escolas, aniversários... Durante o sarau temos um momento de instrução sobre aspectos do racismo, cujo objetivo é fazer um letramento racial, explicando aos presentes as estratégias que o racismo utiliza para matar o povo preto e quem são seus criadores e seus executores.
Infelizmente, com a pandemia da COVID 19, o Sarau foi suspenso. Retornamos com edições on line em 2021. Só agora retomamos às edições presenciais. Sem ajuda financeira de Órgãos públicos e nem privado, apenas com o trabalho coletivo, onde cada um contribui com um pedaço, o Sarau do Agdá comemora 5 anos, com a realização da sua 18º edição, no dia 24 de setembro, às 16 horas, na escola Winnie Mandela, alí na Ladeira de Nanã, Nº 07, no Engenho Velho de Brotas, Salvador/BA-Brasil. O evento tem a coletividade e o apoio do Movimento Literário Kutanga /Angola, UBESC – União Baiana de Escritores, Revista Òmnira e site galinhapulando.com Mais informações: 71 98736 9778 ou 75 99891 9687.

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top