quinta-feira, 1 de setembro de 2022

COLECTÂNEA TRAZ UM CELEIRO CONTEMPORÂNEO PANORÂMICO SOBRE ATUAL POÉCTICA ANGOLANA

Publicado por Roberto Leal As quinta-feira, 1 de setembro de 2022  | Sem Comentarios

Reprodução de capa da obra
A Brigada Jovem de Literatura de Angola apresenta a colectânea poéctica  “Geração que Lê – Poetas da Nova Angola”, 188 páginas, que teve seu lançamento nacional, na Mediateca 28 de Agosto (Largo Primeiro de Maio - in Luanda), no dia 12/08, próximo passado, às 16:30 horas, trata-se de uma obra literária em homenagem ao Centenário do saudoso poeta guerrilheiro
e primeiro presidente da República de Angola, Dr. António Agostinho Neto, o reconhecido ‘Pai da Nação’ angolana.

A obra traz um grande registro de uma nova safra de contemporâneos poetas, ela que carrega também nas suas páginas um processo de revelação, de nada mais nada menos que sete dezenas de poetas das 18 Províncias angolanas, de Cabinda ao Cunene. Um garimpo literário que vem resultando no surgimento dos Poetas da Nova Angola, uma crescente geração de literatos que devem ter seus trabalhos reconhecidos, diante do crescimento e do ligeiro fervilhamento do mercado editorial no país, que cresce a cada dia e a olhos nus.

O trabalho carrega a chancela do Selo Editorial da Brigada Jovem de Literatura de Angola, com o apoio da Fundação Dr. Agostinho Neto e vem incorporado aos destacados trabalhos poéticos de Mantra Mukubal (Namibe); Carlos Pedro (Luanda); Vrackichakiri Abelardo (Uige); Kulanda Kutima (Cuando Cubango); Francisco André Ngola (Malange); Sapuya Pinoka Wendalika (Benguela) dentre tantos outros.