sábado, 20 de novembro de 2021

"ALMA CATIVA" INDICADO AO PRÊMIO MARIA FIRMINA DE LITERATURA

Publicado por Roberto Leal As sábado, 20 de novembro de 2021  | Sem Comentarios


Margarete Carvalho in noite de autógrafos na Casa de Angola
O Prêmio Maria Firmina de Literatura, que é promovido pela Casa de Cultura e produtora A Borda Cultural, com o apoio da FLUP – Festa Literária das Periferias, O prêmio leva o nome da primeira escritora, romancista negra brasileira Maria Firmina dos Reis, que publicou o livro URSULA, em 1859. E o romance “Alma Cativa” Editora Òmnira/2019, 200 páginas, da professora e escritora Margarete Carvalho é uma das obras finalistas na categoria Ficção.
A premiação contemplará 4 categorias: Não ficção, ficção, poema/poesia e novos autores e a iniciativa nasceu com o objetivo de fortalecer, estimular e promover o surgimento de novos nomes para a Literatura Brasileira. A falta de autores negros (as), não é o resultado de não termos negros escrevendo, mas sim causa de um apagamento, um silenciamento histórico, por razões que vão desde o social até o racial. De maneira que o Prêmio Maria Firmina de Literatura nasceu em meio ao caos, com a intenção extra reparatória ao epistemicido.
“Alma Cativa remete a um pensar sobre os aprisionamentos culturais, não apenas dos corpos, mas das mentes, sobre as investidas constantes das tentativas de aniquilação do reconhecimento dos elementos positivos do ser negro, que se configuram pelo aprisionamento e pelas deturpações dos pensamentos, das vivências e dos saberes dos povos colonizados”, disse a professora e mestranda em Relações Étnicas e Contemporaneidade/UESB Géssica Santos Seles, sobre a obra.
Alma Cativa terá 2ª Edição
“Contudo, as linhas do meu texto literário emergiram apenas em 2013, quando atravessei o Atlântico e pisei em África. Em terras africanas e de costas para o Mediterrâneo, algo se conectou dentro de mim como um impulso para a vida e eu despertei de uma inércia incapacit
ante”. A autora Margarete Carvalho justifica ter acordado para a carreira literária, ao incorporar a sua Alma Cativa, em favor da luta pelos filhos da Mãe África.


Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top