domingo, 5 de setembro de 2021

SUPOSTO GOLPE DE ESTADO NA GUINÉ CONACRI CAUSA TENSÃO NO CONTINENTE

Publicado por Roberto Leal As domingo, 5 de setembro de 2021  | Sem Comentarios

 

Forças armadas nas ruas na Guiné Conacri

Os golpistas, que confirmaram à Agência Francesa de Noticias AFP a origem do vídeo, e imagens que circulam nas redes sociais dando conta do Golpe. Forças Especiais circularam imagens do Presidente, nas quais lhe perguntam se foi maltratado, estando Alpha Condé, vestido com calças de ganga e camisa e sentado num sofá, se recusando a responder as perguntas. Por seu lado, o Ministério da Defesa afirmou, em comunicado, que "os insurgentes (tinham) semeado o medo" em Conacri antes de tomarem o Palácio Presidencial, mas que "a guarda presidencial, apoiada pelas forças de defesa e segurança leais e republicanas, conteve a ameaça e repeliu o grupo de atacantes".

Hoje pela manhã foram ouvidos disparos de armas automáticas no centro de Conacri, capital da Guiné-Conacri, e muitos soldados eram vistos pelas ruas, segundo relataram várias testemunhas. Nenhuma explicação foi inicialmente disponibilizada sobre as razões para esta tensão na península de Kaloum, no Centro de Conacri, onde estão localizadas a presidência, as instituições e os escritórios comerciais, o Grande Centro Comercial. No entanto, moradores em Kaloum, contactados por telefone, relataram um tiroteio prolongado e disseram ter visto muitos soldados a evacuar as ruas e pedindo que às pessoas voltassem para as suas casas e que não saíssem de lá. Um diplomata ocidental adiantou à agência de notícias francesa AFP considerar "sem qualquer dúvida" que estava em curso uma tentativa de golpe, liderada por forças especiais guineenses.
A oposição tem feito circular, nas redes sociais, vídeos em que afirma que os tiros foram disparados por moradores e que os fortes tiroteios ressoam nas ruas. O clima é muito tenso na Guiné Conacri. Um golpe de estado está em curso, nesse país de 12 milhões de habitantes. Nos últimos meses, a Guiné-Conacri, país da África Ocidental que faz fronteira com a Guiné-Bissau e é um dos mais pobres do mundo, apesar dos consideráveis recursos minerais e hidrológicos, enfrenta uma profunda crise política e económica, agravada pela pandemia de Covid-19.
A candidatura do Presidente Alpha Condé a um terceiro mandato, considerado inconstitucional pela oposição, em 18 de outubro de 2020, gerou meses de tensão que resultou em dezenas de mortes num país acostumado a confrontos políticos sangrentos. E foi o estopim dessa nova ação.

Foto: Divulgação

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top