sábado, 18 de setembro de 2021

OS ENCANTOS DO TÔMBWA CHEGAM A LEIRIA IN PORTUGAL

Publicado por Roberto Leal As sábado, 18 de setembro de 2021  | Sem Comentarios

Welwitschia Mirabilis o Polvo do Deserto


Até o dia 30 de setembro se pode visitar a Exposição fotográfica e audiovisual “Tômbwa e seus Encantos” na galeria de arte da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria/Portugal, desde o dia 11, às 15 horas, os fotojornalistas angolanos Cesário Mário Avelino e Valentim Rodrigues, apresentam algumas das maravilhas do município do Tômbwa, na Província do Namibe, in Angola, na África Ocidental.

Foi através do trabalho artístico do escultor português Fernando Marques, que deixou um importante legado, com suas esculturas, no Município de Tômbwa e que possui um inigualável acervo escultórico em Leiria, sendo, por esta razão, o intercâmbio Cultural entre estas duas comunidades, os dois povos. De Portugal a exposição seguirá para o Brasil, e seu destino será o Centro Cultural Casa de Angola na Bahia, já se trabalha com esse objetivo pós pandemia.
A exposição, que tem como objetivo divulgar o património material e imaterial daquela região de Angola, com o intuito de contribuir unindo etnias, fazendo história, divulgando a Língua e Cultura, e elevando turismo como fonte de renda, como contribuição para alavancar a economia do município. As visitas, com as limitações decorrentes da pandemia, podem ter lugar de segunda a sexta-feira, das 9:30 às 20:00, e ao sábado das 14:00 às 20:00. “Queremos mostrar uma nova Angola, hábitos e costumes, com a necessidade de elevar a economia, alavancando o Turismo”, disse Valentim.
Tômbwa é um dos municípios da província do Namibe, Sul de Angola, seu território estende-se por 57.091 km2 e é constituída pelos municípios de: Moçâmedes/capital provincial, Bibala, Camucuio, Tômbwa e Virei. No Namibe o deserto encontra-se com o mar, criando paisagens de rara beleza, onde se destacam as pinturas rupestres e a Welwitschia Mirabilis, uma planta adotada como símbolo da província e da resistência no deserto. “Além da Cultura, os visitantes poderão ter noção da força do Turismo em Angola, através das belas imagens”, pontuou Valentim Rodrigues.
Mãe & Filho Himba
Desde 1895 se chamava Porto Alexandre, a partir de 1975, período pós independência, passou a chamar-se Tômbwa. Na língua dos nativos da zona, Tômbwa serve para disseminar a ideia de importância da Welwitschia Mirabilis. As vias de acesso garantem a entrada por via terrestre e o mar faz o município sustentar o título de maior centro pesqueiro do país. A pesca constitui-se como a principal atividade económica, além da extração de sal, das pedras ornamentais, da agricultura, também a pecuária e o turismo. A província do Namibe é conhecida como a “Terra da Felicidade”, a terra da Welwitschia Mirabilis, a planta imortal; do Parque Nacional do Iona; da Lagoa do Arco; da Tribo Himba; das colinas e desse deserto enorme que anula a fronteira com a Namíbia, e que é considerado o mais antigo do mundo.
Fonte: ASCOM/Revista Òmnira
Fotos: Cesário Mário Avelino e Valentim Rodrigues

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top