quinta-feira, 15 de julho de 2021

ATLETA ANGOLANA NÃO VAI AOS JOGOS OLIMPICOS POR FALTA DE INSCRIÇÃO – DE QUEM É A CULPA?

Publicado por Roberto Leal As quinta-feira, 15 de julho de 2021  | Sem Comentarios

Neide Giovania ainda não acordou do seu sonho
É muito comovente e também muito triste, a história da atleta olímpica angolana Neide Giovania, 33 anos, fundista, que conseguiu depois de muito sacrifício, classificar-se de forma brilhante para competir nos jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão 2022. Mas vem à tona, que a respetiva Federação Angolana de Atletismo (ou comité Olímpico de Angola), não conseguiu submeter a inscrição da atleta em tempo hábil, ou seja antes de expirar o prazo das inscrições.

Por esse motivo que de forma cruel a Neide Geovania, não poderá representar a República de Angola e a todos os irmãos angolanos, nos próximos jogos Olímpicos. “Neide Geovania o tio Paulo tem muito orgulho em ti e na tua conquista. Sinto-me envergonhado e peço-te desculpa!” Escreveu o internauta angolano Paulo Flores nas redes sociais.

Nas suas redes sociais a atleta chama para uma reflexão “já fiz o meu mini luto e já ultrapassei. Seria uma experiência única, seriam os meus primeiros jogos olímpicos, seria uma pequena recompensa pela evolução que tenho conseguido e acho que mesmo apesar de uma participação pela solidariedade olímpica, seria merecida”.
Manifestação da atleta
Ver-se que algumas publicações dão conta de Passaporte vencido da atleta, o que nas redes sociais, ela deixa bem claro que sua inscrição não foi efetuada no prazo estabelecido pelo COI - Comitê Olímpico Internacional e
aproveita e faz o desabafo. “Angola no seu melhor (ela pede paz & amor), continuam a querer amputar os sonhos dos atletas, continuam a achar que pelos cargos que tem, estão acima de tudo e de todos (e aplaude)”

Neide Giovania que se encontra atualmente n’um centro de treinamento, para alto rendimento na França, onde se preparava para participação no mais esperado evento esportivo mundial, a atleta fica impedida de participar e atribui culpas à FAA - Federação Angolana de Atletismo pela sua não inscrição nos Jogos Olímpicos, que serão realizados de 23 deste mês a 8 de agosto em Tóquio, no Japão. Devido o silêncio da FAA, apesar de avisada desde janeiro último, segundo a atleta a entidade se manifestou já fora do prazo de inscrição permitido pelo COI - Comité Olímpico Internacional.

Em resposta das acusações feita pela atleta o Presidente da Federação de Atletismo, Bernardo João, fez saber que não houve má fé por parte da Federação porque, segundo o mesmo alega que a Federação sempre trabalhou em conformidade para a inscrição da atleta nos jogos olímpicos. Já o secretário-geral do Comité Olímpico Angolano, António Monteiro Bambino, atira a responsabilidade a Federação. Afirmando que é das federações a responsabilidade de inscrever seus atletas, no COI - Comité Olímpico Internacional.

Só para lembrar a delegação angolana está composta pela Seleção Nacional - categoria Sénior feminina de Handebol, uma dupla da natação, outra dupla da vela, um atleta de atletismo e uma judoca. A primeira parte da delegação angolana já se encontra em Tóquio. E aqui fica a observação: de quem é a culpa?

Fonte: ASCOM/Revista Òmnira
Fotos: divulgação