quinta-feira, 29 de abril de 2021

TIO NANDINHO É A FACE DO FUTEBOL DO ZANGO IN ANGOLA

Publicado por Roberto Leal As quinta-feira, 29 de abril de 2021  | Sem Comentarios

A Escola de Futebol do Zango, é um projeto denominado de ‘Brincando com a bola’ e tem como seu mentor o Tio Nandinho e que tem como lema: eu quero, eu posso, juntos e unidos podemos fazer melhor. Está localizada, no município

Um garimpeiro de talentos da bola in Angola
de Viana, no bairro Zango 1, na Rua 4, foi fundada no dia 5 de novembro 2010, pelo professor Armando da Costa Faria, o popular Tio Nandinho. Estão na base da sua fundação fatores como:

Primeiro o desejo de proporcionar as crianças e adolescentes uma ocupação salutar nas suas horas vagas, nos seus tempos livres, abrangendo as vertentes educacionais, desportivas e sociais.
Segundo permitir o acesso ao desporto a todas as crianças e adolescentes que gostem de pratica-lo proporcionando a todos as mesmas oportunidades de treinar e de jogar, independentemente de adquirir uma formação qualificada e no futuro atuarem em clubes de futebol nos variados escalões e com isso conquistar uma vida saudável e um exercício da cidadania desejada, afastando-os das drogas, alcoolismo, prostituição e delinquência.
A pratica do esporte faz parte da educação básica da criança e do ser humano, de um modo geral, pois lhes proporciona saúde, lazer, um bom ciclo de novos amigos, desinibição e atração para os estudos.
Uma das grandes revelações da escolinha do Tio Nandinho, é jovem extremo-esquerdo de 21 anos, que atua hoje pela equipe B do Sporting de Lisboa, Lóide Augusto (foto), que poderá ser uma das principais surpresas, da lista dos Pré-convocados da Seleção Nacional, os Palancas Negras, visando o duplo compromisso de Qualificação ao CAN 2022.
Formado na Escola de Futebol do Zango , Lóide Augusto, já tem treinado com o plantel principal do clube leonino, e já marcou um gol, em 11 jogos no campeonato de nacional de Portugal.
Caso seja confirmada a sua convocação, Lóide Augusto, juntar-se-a ao leque dos jogadores estreantes na Convocação da seleção Nacional, onde já saltam a vista os nomes de Hugo Firmino (Cova da Piedade) e Ricardo Batista (Casa Pia FC).
A lista dos Pré-convocados da Seleção Nacional, será divulgada nos próximos dias, sendo que no dia 21 está prevista a apresentação do grupo.
“Eu digo que sou técnico de futebol por um dom divino. Eu não recebo jogadores já formados, ensino quem nunca deu um toque na bola. Só por isso temos muitos rapazes talentosos na nossa Escola”. Declaração de Tio Nandinho, em entrevista concedida á Rádio Cinco.
Lóide foi revelado pelo 'Brincando com a bola'
Lóide Augusto, como tantos outros foi um menino da Escola de Futebol do Zango, que encheu a todos de orgulho. Está de parabéns o grande mentor, o Sr. Tio Nandinho, que muito tem contribuído para a descoberta de novos talentos do futebol angolano.
“Quer o Lóide ou quer o Picas, formamos para ter uma qualidade excelente e hoje estamos a ver isso. Acredito que os dois ainda vão evoluir muito mais, com muito trabalho e dedicação”, afirmou o Tio Nandinho, com relação as duas revelações do futebol angolano da atualidade.
São projetos como este que devem ser abraçados, e visitados pelas maiores agremiações do Setor do Governo provincial e que merece a atenção nacional, investindo e beneficiando dezenas de jovens que almejam um dia, se tornarem um grande profissional de futebol naquele país, da África Ocidental. Esse é o pensamento carregado de esperança de todos, que fazem o Esporte acontecer da uma forma abrangente nas comunidades carentes.