quinta-feira, 29 de abril de 2021

'POÉTICA MUCUBAL DO NAMIBE' NA VOZ DA CANTORA EMÍLIA MUTECA

Publicado por Roberto Leal As quinta-feira, 29 de abril de 2021  | Sem Comentarios

A cantora angolana Emília Muteca estará no próximo dia 1 de maio (Dia do Trabalhador), sábado, a partir das 19 horas, na PROART NAMIBE cantando as poesias da Antologia Poética Mucubal do Namibe, Ed. Òmnira/BA-Brasil 2014, a publicação tem

Banner promocional
a organização do jornalista, escritor e editor brasileiro Roberto Leal, uma publicação da Direcção Provincial de Cultura do Namibe, que teve como sua Diretora a Drª Euracema Major e como governador da província na época o Dr. Rui Falcão, ambos apoiaram a iniciativa do projeto e fizeram acontecer. Ingressos a Kz 2.000 (normal), Kz 5.000 (area VIP com direito a mesa, bebidas e bolos).
O evento tem o apoio da Direcção Proivincial de Cultura, do Movimento Literário Kutanga, da revista angolana de Literatura Òmnira e terá a cobertuta da TPA - Televisão Pública de Angola, contará ainda com a participação das bandas Mbimbi & Emoh Luzes.
Em “Poética Mucubal do Namibe”, os contemporâneos encurtam a distância do seu público, nos mais diversos movimentos por onde quer que eles transitem, que eles façam ecoar as suas poesias em falas e gritos enfeitiçados de versos e melodias como só na África se tem visto acontecer... Mas ali eles apresentam de certa forma a palavra com todo seu poder, uma mostra da tão tribalica poética antológica do Namibe e que vem retratada na completa beleza da Cultura Mucubal, desse amor africano por suas origens, lendas, folclore e sua verdadeira história de amor, de sofrimento, de beleza e de africanidade comtemplando a ancestralidade de cada um poeta.
Na capa, a foto da imponente Mulher Mucucal, clicada pelo organizador Roberto Leal, foi censurada por força de uma lei, um movimento de preservação da imagem da Cultura Mucubal do Namibe, onde a imagem/foto leva uma tarja preta na altura dos seios da Mulher Mucubal.
O relançamento da obra está previsto para o mês de julho, fazem parte dessa grande obra literária: Antoninho Sambango, David Matuca, Ercélio Tiago, Joaquim Txifunga, Josué Ananias, Kiala Lemba, Rodrigues Silva, Rosa Gaspar Adão (in memoriam), Lúcia do Carmo Morais e Xavier Candongo. Na atividade de Julho Serão homenageadas as guerreiras Drª Euracema Major & Rosa Gaspar Adão (in memoriam).