terça-feira, 30 de junho de 2020

DICIONÁRIO DE ESCRITORES CONTEMPORÂNEOS DO NORDESTE

Publicado por Roberto Leal As terça-feira, 30 de junho de 2020  | 9 Comentario

Um projeto com iniciativa da UBESC – União Baiana de Escritores, em parceria com a Revista Òmnira e que abrangerá todos os estados do Nordeste brasileiro, n’um total de 9 (nove) Estados, da Bahia ao Maranhão. Poderá participar da obra literária com sua verbete* o escritor, nascido no Nordeste e os radicados há mais de 3 anos, que tiverem livro publicado.
Inscrições: de 02/07 (quinta-feira) a 30/09/2020 (quarta-feira).
Para participar: Envie-nos a sua verbete* participativa biográfica, devidamente revisada e contendo local e Estado de nascimento, verbete - só com citações que culminou no seu trabalho literário, com um limite de até uma página e meia (1 e 1/2), em papel tamanho A4, em espaço dois,  junto uma foto de rosto, capa virtual do livro publicado ou dos livros publicados e comprovante do investimento, para o e-mail: ubesc2013@yahoo.com.br
Projeto anterior foi um sucesso
Como o projeto “Dicionário de Escritores Contemporâneos do Nordeste” não foi aprovado em nenhum edital, não tem apoio de nenhum órgão de Cultura ou empresa e surge em meio a pandemia do (COVID-19) e em plena quarentena nacional, sem que na verdade se tivesse tempo de buscar qualquer tipo de patrocínio, para a sua execução. Por esse motivo é solicitado a todos os participantes um investimento de R$ 200 (a vista) ou em 2 parcelas de R$ 100 (com direito a 2 exemplares – entregues via ECT). Se levando em consideração que a obra terá uma tiragem de no “mínimo” 1.000 (mil exemplares), que serão distribuídos a entidades, bibliotecas e centros culturais, onde gerará um processo de divulgação desse registro literário, beneficiando a carreira e preservando a história de centenas de escritores, até mesmo aqueles desconhecidos da grande mídia.
Contrapartida: O montante arrecadado com o projeto custeará: ECT, ISBN da publicação, ficha catalográfica, código de barras, diagramação, criação de capa, impressão, assessoria editorial e dois (2) lançamentos nacionais em Estados com o maior número de participantes. A obra poderá ter mais que um volume, diante da procura pelo projeto, terá organização por Estado e em ordem alfabética.
O projeto tem a organização do jornalista, escritor e editor Roberto Leal, com o apoio do jornalista e escritor Carlos Souza Yeshua (Organizador: do Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia, Ed. CEPA/BA-2015, 300 páginas).
Para mais informações: telefone: 71 98736-9778 (WhatsApp – Roberto Leal), e-mail: lealomnira@yahoo.com.br ou ainda: www.fundacaoomnira.com.br – site Revista Òmnira, no “Fale conosco”.

* Verbete. substantivo masculino. Palavra ou entrada de dicionário; cada uma das palavras listadas num dicionário, enciclopédia ou glossário.

1. Bom dia. Excelente ideia e oportunidade. Sou Nelson Lima e sou de Caruaru, gostaria de saber se escritores de cordel também podem concorrer. Tenho 50 títulos e um livro editado e registrado pela HoodID - Registro autoral online. Meu e-mail: nelsonteatrolima@gmail.com. Obrigado.

Respostas
    1. Carissimo Nelson Lima. Estarei lhe enviando via e-mail o edital... Seria uma boa a participação de autores de Caruaru, o Cordel é a Literatura que soma, faça já sua inscrição... Grande abraço!

2. Olá, Roberto Leal! Qual a data limite para o depósito?

ResponderExcluir
  3. Boa iniciativa, até para que nós, escritores, possamos manter contatos com outros amigos em iniciativas de parcerias e confrarias. (Criar grupo zap dos escritores da Fundação). Obrigado.

4. Caro Roberto Leal!
    Parabéns pelo empreendimento do Dicionário! Muito importante para escritores e escritoras, assim como para o nordeste e a cultura do Brasil!
    Estou premida de atividades e quero pedir o favor de me informar, caso haja prorrogação do período de inscrição.Atenciosamente , com uma grande abraço poético!Ametista Nunes

Respostas
    1. Foi prorrogado até 30 de novembro escritora Ametista Nunes...