segunda-feira, 4 de maio de 2020

E O BERÇO DA HUMANIDADE SEGUE CRESCENDO

Publicado por Roberto Leal As segunda-feira, 4 de maio de 2020  | Sem Comentarios



África: segundo maior continente e  não para de crescer
A África é o segundo maior continente do Planeta, constituído por 54 países de bandeiras diferentes e cada um com o seu significado, suas culturas, seus hábitos e seus costumes diferenciados e com uma população de mais de 820 milhões de habitantes. Possui uma incrível diversidade sócio- educativa-cultural e ambiental. Inúmeros e grandes patrimônios históricos e naturais. Sem contar que o Continente carrega reconhecida referência por ser o “Berço da Humanidade”, onde tudo começou.

É o mais quente dos continentes e abriga o maior deserto do mundo: o Saara. Tendo como os 55º e 56º membros a Saara Ocidental e a Somalilândia, que apesar de terem as suas independências proclamadas, ainda não são reconhecidos pela ONU, como países membro do Continente (vide anexo).
Países e suas capitais:
1- África do Sul - Pretória (executiva) / Bloemfontein (judiciária) / Cidade do Cabo (legislativa)
2- Angola - Luanda
3- Argélia - Argel
4- Benim - Porto-Novo (constitucional) / Cotonu (sede do governo)
5- Botswana - Gaborone
6- Burkina Faso - Ouagadougou
7- Burundi - Bujumbura
8- Cabo Verde - Praia
9-  Camarões - Yaoundé
10- Chade - N'Djamena
11-  Comores - Moroni
12- Costa do Marfim - Abidjan
13- Djibouti - Djibouti
14- Egito - Cairo
15- Eritreia - Asmara
16- Etiópia - Adis-Abeba
17- Gabão - Libreville
18- Gana - Acra
19- Guiné - Conacri
20- Guiné Equatorial - Malabo
21- Guiné-Bissau - Bissau
22- Gâmbia - Banjul
23- Lesoto - Maseru
24- Libéria - Monróvia
25- Líbia - Trípoli
26- Madagáscar - Antananarivo
27- Malawi - Lilongwe
28- Mali - Bamako
29- Marrocos - Rabat
30- Mauritânia - Nouakchott
31- Maurícia - Port Louis
32- Moçambique - Maputo
33- Namíbia - Windhoek
34- Nigéria - Abuja
35- Níger - Niamey
36- Quénia - Nairobi
37- República Centro-Africana - Bangui
38- República Democrática do Congo - Kinshasa
39 -República do Congo - Brazzaville
40 -Ruanda - Kigali
41 -Senegal - Dakar
42 -Serra Leoa - Freetown
43 -Seychelles - Victoria
44- Somália - Mogadíscio
45- Suazilândia - Lobamba (real e legislativa) / Mbabane (administrativa)
46- Sudão - Cartum
47- Sudão do Sul - Juba
48- São Tomé e Príncipe - São Tomé
49 -Tanzânia - Dar es Salaam (administrativa) / Dodoma (oficial)
50- Togo - Lomé
51-  Tunísia - Tunis
52- Uganda - Kampala
53- Zâmbia - Lusaka
54- Zimbabwe - Harare


Saara Ocidental/Sara Ocidental/Sáara Ocidental, em árabe: الصحراء الغربية; transl.: A-arā’ al-Gharbīyah; em castelhano: Sahara OccidentalBerbereTaneroft Tutrimt, é um território na África Setentrional, limitado a norte por Marrocos, a leste pela Argélia, a leste e sul pela Mauritânia e a oeste pelo Oceano Atlântico, por onde faz fronteira marítima com a região autónoma espanhola das Canárias. A sua capital é Laiune. O Saara Ocidental está na lista das Nações Unidas de territórios não autónomos desde a década de 1960. O controle do território é disputado pelo Reino de Marrocos e pelo movimento independentista Frente Polisário. 
Em 27 de fevereiro de 1976, este movimento proclamou a República Árabe Saaraui Democrática (RASD, em árabe: الجمهورية العربية الصحراوية الديمقراطية; transl.: Al-Jumhūrīyyah Al-`Arabīyyah A-arāwīyyah Ad-Dīmuqrāīyyah), um governo no exilio. A RASD é reconhecida internacionalmente por 50 estados e mantém embaixadas em 16 deles, sendo membro da União Africana desde 1984, carecendo, no entanto de representação junto à ONU. O primeiro estado que reconheceu a RASD foi Madagáscar em 28 de Fevereiro de 1976.
Somalilândia, em somaliSoomaaliland é um Estado não reconhecido internacionalmente. Embora pertença oficialmente à Somália, a região declarou unilateralmente sua independência em 1991 e passou a ser um estado de facto.  Localizada na região do Chifre da África, o território incorpora a antiga Somalilândia Britânica, delineada por tratados internacionais realizados entre 1888 e 1897 e faz fronteira com o Djibuti, a oeste; Golfo de Aden, ao norte; Etiópia, ao sul e Somália - Puntlândia a leste. A Somalilândia é formada por cinco regiões administrativas. Uma sexta região - Saaxil - foi criada em 1996. Possui uma área de cerca de 137.600 km² e sua capital e sede do governo é Hargeisa.
Em 18 de maio de 1991, líderes do Movimento Nacional Somali (SNM) e líderes dos clãs do norte revogaram o ato (1960 Act of Union) que tinha unido os antigos territórios coloniais da Somália Italiana e da Somalilândia Britânica na República da Somália, e declararam a independência da República da Somalilândia. A Somalilândia manteve uma existência estável, auxiliado pelo domínio de um governo forte e com a infraestrutura econômica deixada por programas de auxílios militares britânicos, russos, e americanos.

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top