terça-feira, 3 de setembro de 2019

A LITERATURA DA PERIFERIA NA FESTA LITERÁRIA DE SANTO ESTEVÃO

Publicado por Roberto Leal As terça-feira, 3 de setembro de 2019  | Sem Comentarios

Literatura da Periferia mostra a sua cara e solta o seu grito
Acontece nos próximos dias 04, 05 e 06 de setembro de 2019, a FLISE - Festa Literária de Santo Estêvão, com uma programação muito especial. Dentre as atividades culturais está a mesa Escritos Etnicorraciais: o impacto da Literatura Negra na cena contemporânea, mediada por Ricardo Martins Leal com os escritores Valdeck Almeida de Jesus, Jovina Souza e Evanilson Alves dos Santos. Esta mesa acontece dia 06.09.2019 (sexta-feira), às 15:30hs, na Câmara Municipal de Vereadores de Santo Estêvão, cidade situada a 150km de Salvador (Via BR-324), na Bahia.

Sobre os escritores desta mesa:
Valdeck Almeida de Jesus (1966) é escritor, poeta, jornalista, ativista cultural e mecenas do Prêmio Galinha Pulando de Literatura desde 2005. Autor de mais de 20 livros, coautor de 150 antologias, tem textos publicados em inglês, português, italiano, alemão, holandês, francês e espanhol. Embaixador do Parlamento Internacional de Escritores da Colômbia, Membro-fundador da UBESC - União Baiana de Escritores e do Fala Escritor (2009), participa de academias de letras e associações de artistas da palavra. Frequentador do Sarau da Onça, Sarau do Gheto, Sarau da Paz, Sarau do JACA, Sarau da Raça, Sarau Urbano e outros, todos na periferia de Salvador-BA, o poeta se alimenta desse caldeirão de palavras e rimas, troca experiências e dá sua contribuição à cena literária baiana. Foi presidente do Colegiado Setorial de Literatura do Estado, em 2012/2013. É membro do Conselho Diretivo do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca do Município de Salvador, é membro convidado do grupo de pesquisa Rede ao Redor, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC/UFBA. Site www.galinhapulando.com

Jovina Souza - é graduada em Letras Vernáculas, tem seus estudos concentrados na Literatura Brasileira e Teoria Literária. É especialista em Estudos Literários e Mestra em Teoria e Crítica da Cultura e da literatura. Dedica-se a escrever poemas, contos e textos acadêmicos. Seu primeiro livro “Agdá” foi publicado em 2012, depois Caminho das Estações (2018) e O Amor Não Está (2019). Tem textos publicados em várias coletâneas e antologias, dentre elas Cadernos Negros (Quilombhoje/SP 2014 e 2016), e O protagonismo feminino em verso e prosa (Editora Scortecci, 2016), Com Amor & Luta (Ed. Òmnira/BA-2017), As Carolinas (Editora Penalux, 2017). A poeta publica também nas redes sociais.

Evanilson Alves dos Santos - 25  anos, atua como poeta, organizador do Sarau da Onça, parte do GrupoÁgape, fundador do Slam Deixa Acontecer, participa de todas as atividades culturais, políticas e sociais relativas aos jovens negros, luta contra o extermínio/genocídio da juventude, faz oficinas de poesias e teatro na região da Grande Sussuarana, apresenta o Sarau da Onça desde a fundação em 2011 com outros jovens do coletivo. Além do bairro, participa também de passeatas de protesto contra a violência, faz intercâmbio com coletivos, saraus, grupos e slams de outras partes da cidade, a exemplo do Slam da Raça (Baixa da Soronha, Itapuã), Sarau Bem Black (Pelourinho) etc. Organizador e apresentador do Slam Deixa Acontecer, no fim de linha da Sussuarana Velha, em espaço público abandonado e anteriormente ocupado por posto médico. O encontro poético ocorre desde 17 de abril de 2017. Participante do Grupo de Estudos, Pesquisas e Experimentações Educacionais do Instituto Anísio Teixeira – IAT, desde novembro de 2018. Oficineiro de criação literária desde 2010 em escolas públicas e privadas a exemplo: Escola Estadual Alberto Silva (Simões Filho), Colégio Estadual Alfredo Silva Serra (Candeias), Colégio Estadual Edivaldo Boaventura (Stiep), Escola Municipal Lídia Coelho (Arembepe), Colégio Estadual Polivalente do Cabula, Colégio Estadual Visconde de Itaparica (Cabula) etc.

Flise - Festa Literária de Santo Estêvão
Na intenção de reunir autores e artistas, no âmbito da literatura, música, do teatro, da dança, artes plásticas e demais linguagens artísticas, tanto da Bahia quanto do Brasil, a I Festa Literária de Santo Estevão – FLISE tem o propósito de inaugurar um espaço de construção, disseminação e reflexão a despeito dos principais movimentos literários que concorrem para a composição de uma geografia estética atrelada aos matizes históricos e culturais que caracterizam  a população santoestevense.

O evento, que será realizado de 04 a 06 de Setembro, cria um espaço de encontro com o mundo das letras e um ambiente de diálogo que abraça aqueles que se deixam encantar pela potência da palavra e pela linguagem literária. A arte literária como ponto de partida para proporcionar uma experiência leitora que dialoga com artes diversificadas num encontro estimulador para uma formação que ultrapassa as paredes de instituições educativas e ganham as ruas e a praça como um grande ninho acolhedor de conhecimento e arte.  Ocupar o espaço público com cultura e conhecimento, democratizando o saber de tal forma que todo cidadão possa se deliciar e desfrutar da riqueza da cultura é o sentido da FLISE.

Promovida pela Prefeitura de Santo Estêvão, através da Secretaria Municipal da Educação, a primeira edição da FLISE abre os festejos de comemoração do aniversário da cidade e é resultado da união de muitos esforços, muitas mãos, várias cabeças e muito coração. Inaugura um tempo e um espaço de interação entre os autores e artistas locais e os autores e artistas do país e do mundo e todos interagem com o leitor numa sintonia de confraternização e muita emoção. Aqui os alunos aprendem enquanto brincam e brincam enquanto ensinam.

Fonte: ASCOM/Revista Òmnira

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top