quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

PRÊMIO DE ARTE CIDADE DE LUANDA RETORNA A CENA

Publicado por Roberto Leal As quarta-feira, 30 de janeiro de 2019  | Sem Comentarios

Governador da província de Luanda Dr. Sérgio Luther Rescova fomentando Cultura
O Prêmio de Arte Cidade de Luanda, nas categorias de Literatura, teatro, artes plásticas, música e dança, volta a ser concedido a partir deste ano (2019), como uma forma de fomentar as mais diversas manifestações culturais, prestigiando os novos, de maneira a incentivar a criação além da qualidade artística e cultural de cidadãos da capital de Angola/África, que buscam espaço para desfilar o seu talento.  A noticia foi transmitida pelo diretor do Gabinete Provincial da Ação Social, Cultura e Desporto, Dr. Manuel Sebastião, nessa sexta-feira próxima passada, citando um despacho do Sr. governador da província, Sérgio Luther Rescova, dentro dos festejos alusivos aos 443 anos de fundação de Luanda, comemorados na sexta-feira.

Segundo um documento, lido pelo diretor do Gabinete Provincial da Cultura de Luanda, Manuel Sebastião, serão também premiados concursos escolares infanto-juvenis “Pintar/Desenhar e Sonhar Luanda” e “Um Poema para Luanda”. Os concursos terão periodicidade anual. O processo de organização, promoção, divulgação e realização dos prêmios e dos concursos serão de responsabilidade do Gabinete Provincial da Ação Social, Cultura, Juventude e Desportos de Luanda que, para a sua execução poderá solicitar colaboração a entidades ou instituições singulares ou coletivas.
Os resultados dos prêmios e dos concursos serão tornados públicos, através dos órgãos de comunicação social e os troféus serão entregues em cerimonia pública, em data e local a ser designado pela organização do evento. A nota realça que o Governo reconhece que as artes e a cultura representam um componente estratégico para o desenvolvimento, harmonização e unidade da nação angolana. Acrescenta que a prática cultural é o corolário do bem-estar espiritual dos munícipes, no que tange a melhoria das condições de vida das comunidades. Esta iniciativa visa imprimir nova dinâmica no processo de fomento e incentivo da qualidade do movimento artístico e cultural na província de Luanda. Como automaticamente isso pode ser interpretado como a abertura de uma porta que já se encontrava fechada.