quinta-feira, 2 de agosto de 2018

RESULTADO DAS ELEIÇÕES NO ZIMBÁBUE CAUSA TEMOR

Publicado por Roberto Leal As quinta-feira, 2 de agosto de 2018  | Sem Comentarios

Chamisa pode ser o novo presidente do Zimbábue

Jornais de todo mundo chamam atenção para a instabilidade no Zimbábue, diante do que pode vim a acontecer quando da divulgação do resultado das últimas eleições, que dão conta de uma possível vitória da oposição, com a eleição de Nelson Chamisa do partido MDC-Movimento pela Mudança Democrática.

Festejando a vitória antecipada membros do MDC dizem ter computado os seus votos, o que dá margem a eleição do seu candidato. Até o próprio presidente deposto Robert Mugabe, revelou o seu voto, negando-se a votar em seu antigo partido o ZANU/PF – União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica.

O partido governante o ZANU/PF conseguiu manter a maioria absoluta no Parlamento, após apuração de 72% dos votos das eleições gerais realizadas na ultima segunda-feira.
Nos últimos dados divulgados nesta quarta-feira pela ZEC-Comissão Eleitoral do Zimbábue, referente ao resultado das eleições legislativas, a ZANU-PF conquistou 109 cadeiras, superando o principal partido opositor, o MDC-Movimento pela Mudança Democrática, que tem por enquanto 41 cadeiras garantidas.

"Os resultados presidenciais serão anunciados somente depois que a ZEC tenha coletado todos os resultados", disse ontem a presidente da Comissão, Priscilla Chigumba. Segundo a lei do país, a Comissão tem cinco dias para divulgar os resultados finais das eleições presidências, que deverá ser tornado público até o próximo sábado.
Há um suposto temor da população, principalmente na capital Harare, de que haja atos de violência depois da divulgação dos resultados, com uma suposta eleição de Nelson Chamisa.

As eleições levaram 75% dos eleitores registrados às urnas e mostram o otimismo dos partidários de oposição. Pela primeira vez na história do país, desde a sua independência em 1980, uma eleição não tem Robert Mugabe entre os candidatos.

Fonte: ASCOM/Revista Òmnira