quarta-feira, 4 de julho de 2018

A POESIA DE JOVINA SOUZA NO INSTITUTO GOETHE

Publicado por Roberto Leal As quarta-feira, 4 de julho de 2018  | Sem Comentarios


Professora Jovina Souza e seus versos negros

O Instituto Cultural Brasil Alemanha realiza no próximo dia 20 de julho (sexta-feira), às 18 horas, na Biblioteca do Instituto Goethe (av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória in Salvador/BA) o lançamento do livro de poesias “O Caminho das Estações” Ed. Mondrongo/BA-2017, 86 páginas - R$ 20, da professora e escritora Jovina Souza, a obra literária que é composta por 70 poesias, vem apresentar ao público leitor uma biografia poética, dentro das quatro estações, um raio-x do eu feminino, um eu de mulher negra ecoado n’uma massificante batalha contra o branqueamento da sua raça e a discriminação que segue dizimando o povo preto e pobre da periferia.

A poesia e a Literatura de Jovina Souza estão infestadas de manifestações de luta, dando mostras de um discurso pelo real combate ao racismo e da conscientização do povo negro, dentro da importância de valorização e preservação da pele preta. Na publicação seus trabalhos em destaque são poesias assim intituladas: “Mulher negra em movimento”, “À moda preto e branco”, “Preto na branca” e sua poesia mais assediada por leitores e simpatizantes “Biografia do meu cabelo”, com a qual se tornou muito conhecida na sua trajetória, dentre tantas outras.
As estações da poesia
Jovina Souza é Graduada em Letras Vernáculas, tem seus estudos concentrado na Literatura brasileira e Teoria literária. É especialista em Estudos literários e mestra em Teoria e Crítica da Cultura e da Literatura. Dedica-se a escrever poemas, contos e textos acadêmicos. Iniciou sua luta contra o racismo ainda criança no seio familiar e continua mais intensa a cada debate, a cada obra, a cada trabalho realizado. Seu primeiro livro “Agdá” foi publicado em 2012. Tem textos publicados em várias coletâneas e antologias, dentre elas Cadernos Negros (Quilombhoje/SP-2017) e Com Amor & Luta (Ed. Òmnira/BA-2017), como nas redes sociais.
Dentro da programação do evento: sessão de autógrafos com recital e leitura de poesias e poemas. O evento tem o apoio do Movimento Literário Kutanga/Angola e da UBESC – União Baiana de Escritores. Mais informações: 71 98723-3364.

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top