sexta-feira, 22 de junho de 2018

MORRE EX-GOVERNADOR DA BAHIA WALDIR PIRES

Publicado por Roberto Leal As sexta-feira, 22 de junho de 2018  | Sem Comentarios


O ex-governador da Bahia, Waldir Pires, faleceu na manhã desta sexta-feira (22/06), por volta das 10h, no Hospital da Bahia, em Salvador, onde estava internado depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória. Waldir Pires tinha 91 anos de idade. Foi decretado luto oficial por cinco dias pelo atual governador Rui Costa (PT).
Waldir Pires uma grande trajetória politica
Ainda não se tem mais informações sobre o horário do enterro de Waldir Pires (PT). O politico deu entrada na unidade hospitalar na noite de quinta-feira (21), com quadro avançado de pneumonia. Conforme informou a assessoria do Hospital da Bahia, ele não reagiu aos primeiros socorros através de reanimação, vindo a falecer.
Francisco Waldir Pires de Souza, era baiano da cidade de Acajutiba, nasceu no dia 21 de outubro de 1926. Pires teve sua infância em Amargosa/BA, onde cursou o ensino primário, onde frequentou também o antigo ginásio, no Colégio Clemente Caldas, em Nazaré das Farinhas/BA. Era formado em Direito e época em que liderou o Movimento Antinazista. Nos anos 60, exerceu a função de coordenador dos cursos jurídicos da UNB - Universidade de Brasília, onde também foi professor de Direito Constitucional.
Foi governador da Bahia de 1987 a 1989, foi deputado estadual de 1955 a 1958 e deputado federal por três vezes de 1959 a 1962, de 1990 a 1993 e de 1999 a 2002. Em 1963 exerceu a função de consultor-geral da União, na então gestão do presidente João Goulart. Foi ministro do Controle e da Transparência no governo Lula, o primeiro da CGU - Controladoria Geral da União, órgão de controle interno do Poder Executivo Federal, responsável pela defesa do patrimônio público, combate à corrupção e incremento da transparência na gestão.
Além de ministro da CGU, Waldir Pires comandou também os ministérios da Previdência Social de 1985 a 1986 e da Defesa de 2006 a 2007. Em 2008, foi condecorado com o título de “Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira”, que é concedido a brasileiros dedicados às causas nobres, humanas e sociais. Como político exerceu seu último mandato como vereador de Salvador entre os anos de 2013 e 2016 quando se afastou provisoriamente da vida politica. Em 2018 teve sua trajetória de vida lançada em livro Waldir Pires: Biografia (Volume 1) de autoria do jornalista e escritor Emiliano José, com promessa de lançamento do Volume 2.
Fonte: Revista Òmnira
Foto: Internet

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top