quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

ANGOLA HOMENAGEIA O REI MANDUME YA NDEMUFAYO

Publicado por Roberto Leal As quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018  | Sem Comentarios



No último dia 7 de fevereiro, fez 101 da morte por suicídio do rei Mandume ya Ndemufayo, da etnia Kwanyama, um dos mais poderosos do reino Ambó, da província do Cunene, in Angola.
Mandume rei da etnia Kwanyama
Segundo a história o rei ya Ndemufayo, defendeu seu povo durante seu reinado entre 1911 a 1917, em um dos períodos mais difíceis da história da região Sul, foi quando preferiu se suicidar a ser capturado pelos colonizadores portugueses, diante do enfraquecimento na luta e por esse motivo é venerado até os dias de hoje pelo povo angolano.
Na província do Cunene, na localidade de Oihole, no município de Namacunde as comemorações deram lugar a palestra, corridas de cavalos  e exibição de dança tradicional do povo Kwanyama, além de visita ao túmulo do rei Mandume, anualmente é celebrada com destaque a sua morte, que foi um temido e forte guerreiro na luta contra o domínio escravizador português, um grande líder da resistência no Sul de Angola.
“O cavalheiro incomparável” é o apelido que lhe foi dado pelo povo Ambó e a tradição exalta o seu nome e o seu feito, e todos os anos atividades são programadas para conscientizar as novas gerações, da criação do sentimento de patriotismo e de fidelidade pela nação.
Conta-se que foi a partir da morte do rei Mandume, que os portugueses conseguiram ocupar definitivamente aquele território e que foi através das constantes vitórias dos guerreiros Kwanyamas, que os escravizadores tiveram que buscar reforços e desesperados utilizaram a traição, corrompendo alguns sobas, elementos do povo Kwanyama, que aquela altura estava contando com a ajuda dos alemães na venda de armas.
Em 2002, na localidade de Oihole, foi inaugurado pelo Executivo angolano um memorial para enaltecer a figura do rei, com as presenças  do Chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos e pelo ex-presidente da Namíbia Sam Nujoma.

Fonte: ASCOM/Revista Òmnira
Foto: Divulgação

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top