quarta-feira, 24 de maio de 2017

A FELISQUIÉ TRAZ O CANGAÇO E O TROPICALISMO COM LITERATURA E MÚSICA

Publicado por Roberto Leal As quarta-feira, 24 de maio de 2017  | Sem Comentarios

A Felisquié homenageia o Cangaço e o Tropícalismo brasileiro
A III Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – Felisquié, acontecerá nos próximos dias 02, 03 e 04 de junho de 2017, pela manhã no Auditório Waly Salomão (na UESB- Campus de Jequié )  e no período da tarde e da noite no Centro de Cultura ACM. Jequié, mais conhecida pela cidade do Sol vai ferver com palestras, debates, mesas redondas, exibição de filme, lançamentos de obras literárias entre revistas e livros, exposição de livros e impressos, sarau de poesia e muita música, especialmente, na primeira edição da Felisquiesinha, que reunirá autores, oficineiros  e o público infanto-juvenil para desfrutar de oficinas artísticas e literárias, além de atividades para o público infantil. Confira toda a programação gratuita, exceto o show com o cantor Danilo Caymmi.
A terceira edição da Felisquié será aberta às 8h da manhã da sexta-feira, dia 2 de junho, com a conferência “A contribuição de Afrânio Coutinho para os estudos literários no Brasil”, que terá como conferencista o crítico literário Eduardo Coutinho, que vai desvendar o relevante trabalho para os estudos literários no Brasil do seu pai, Afrânio Coutinho, um dos homenageados da Festa. Outro nome celebrado é do poeta, compositor e cantor Tom Jobim (pelos seus 90 anos de nascimento) com a palestra Caymmi visita Tom” (título de um dos seus discos), que será proferida pelo cantor e compositor Danilo Caymmi e o músico Davi Costa Mello na manhã do dia 3 de junho no Auditório Waly Salomão (na UESB - Campus de Jequié). No mesmo dia à noite, no Centro de Cultura ACM, Danilo Caymmi fará um show com músicas autorais, do seu pai Dorival Caymmi e de Tom Jobim, que foi seu parceiro musical na Banda Nova. O espetáculo musical, que está sendo produzido pela Revista Cotoxó é a única atividade paga da terceira edição da Felisquié. “A ideia era fazer o show com entrada gratuita, mas não conseguimos patrocínio”, revela o jornalista e escritor Domingos Ailton, curador da Felisquié, mas preços populares estão sendo cobrados pelos ingressos: R$ 60,00 a inteira e R$ 30,00 a meia-entrada. O shom terá a abertura do também cantor Nuno Menezes.
Shows gratuitos com artistas de Jequié e Salvador serão oferecidos ao público. Na manhã do primeiro dia do evento se apresentarão os cantores Jonas Carvalho e Kátia Morbeck, os cordelistas José Walter Pires, José Carlos Vaz (Rocart Versal) e Tonho da Viola (que é também repentista), e os poetas Domingos Ailton, Milane Santos, Julia Barbosa Fernandes e Raíne Pereira Gomes; a noite o ator e apresentador Jackson Costa comanda o “Sarau do Poeta”, um espetáculo que conjuga música e poesia. Na tarde do sábado, dia 3, se apresentarão as cantoras Tânia Valverde e Brena Lima, o cantor Neubera Kudera e a atriz Tina Tude. Já no domingo, dia 4, o cantor Nuno Menezes entoa canções do Tropicalismo e vozes do povo de santo do Terreiro de Candomblé Ilê Axé Horomila cantam zuelas de orixás femininas. No período da tarde é a vez da poetisa Mariana Lima, da cantora  Sueli Morbeck e dos  sanfoneiros Antônio de Assis e Tribuna se apresentarem. O show Canto da Natureza, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, encerra a Felisquié com apresentação da cantora Iana Rocha e dos cantores Fábio Haendel, Pablo Moraes e do sanfoneiro Deraldino Medeiros Neto.
Além da homenagem a Tom Jobim, “outras homenagens serão feitas a nomes que contribuíram para o desenvolvimento literário e cultural da região de Jequié, da Bahia e do Brasil, a exemplo de Maria Lúcia Martins, Stela Câmara Dubois, Lindolfo Rocha, Carolina Maria de Jesus e Rodolfo Coelho Cavalcanti e aos 50 anos do Tropicalismo”, destaca Domingos Ailton, acrescentando que o tema da terceira edição é “O cangaço na Literatura de Cordel: do sertão para o mundo”.
Musa da teledramaturgia brasileira nos anos de 1990, a atriz Ingra Lyberato faz na noite do dia 2 de junho (sexta-feira) no Centro de Cultura ACM a palestra O Medo do Sucesso: Revelações da vida pessoal e profissional da atriz Ingra Lyberato”, que escreveu livro confessional sobre os desafios que passou, diante do estrondoso sucesso das novelas Pantanal, Ana Raio, Indomada, O Clone e outros momentos de grande exposição nacional, e lança livro sobre sua trajetória artística.
Companheiro de exílio em Londres dos cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil e parceiro do poeta tropicalista jequieense Waly Salomão, o também poeta, compositor e filosofo Antônio Cícero vai falar sobre “O Tropicalismo e a cultura brasileira” na manhã de domingo, 4 de junho, no Auditório Waly Salomão da UESB - Campus de Jequié.
Na tarde do dia 2 ,vai ser lançado no Centro de Cultura ACM o filme “Suspiro de um Trovador”, um documentário que conta a trajetória do  cordelista alagoano Rodolfo Coelho Cavalcante, e presta homenagem ao centenário desse imortal trovador brasileiro, que viveu um  período de sua vida em Jequié. Após a exibição do filme será realizada uma mesa redonda com o diretor e roteirista do filme, o cineasta Marcelo Rabelo e o filho do poeta popular, o também cordelista Isaias Cavalcante (Ismoca).  A III edição da Felisquié vai relaizar ainda, palestras dos professores Emerson Pinto de Araújo, Sonilda Sampaio, Maribel Barreto, Raquel Alves dos Santos, Dayse Sacramento e Luciano Santos; dos escritores Domingos Ailton, Mouzar Benedito e Aleilton Fonseca; dos cineastas Robinson Roberto e  Marilusa Barreto, do cordelista José Walter Pires e dos  editores Luiz Gonzaga, Manuella Cajaíba, Agenor Gaspareto, Roberto Leal e Valdeck Almeida de Jesus.
A Felisquié terá cenário com projeções mapeadas do artista visual Eldelsio Lima com ilustrações de Fefa Yanevisk.
A Felisquié conta com financiamento do Fundo Estadual de Cultura, através do Edital de Literatura da Funceb; Secretaria da Fazenda; Secretaria de Cultura e Governo do Estado da Bahia ;  parceria das  Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Educação da Prefeitura Municipal de Jequié; do Núcleo 22 de Educação; da Revista Cotoxó;  da Benigno Produção e da Innovate Comunicação Digital.




Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top