quarta-feira, 12 de abril de 2017

UBESC DESTACA TRABALHO DO DR CAMILO AFONSO NA CASA DE ANGOLA EM SALVADOR

Publicado por Roberto Leal As quarta-feira, 12 de abril de 2017  | Sem Comentarios

O jornalista, escritor, editor e presidente da UBESC - União Baiana de Escritores, Roberto Leal participou nessa terça-feira (11), em Salvador, da despedida do adido cultural adjunto de Angola no Brasil, Dr. Camilo Afonso.
Roberto Leal levou o abraço da UBESC ao professor Camilo Afonso
O momento foi marcado pela realização de uma confraternização na Casa de Angola, tendo inicio as 17:30 horas, com a participação de amigos, representantes do movimento negro, organizações sociais e culturais, representantes quilombolas e autoridades, estiveram presentes o jornalista e diretor da AEBRAN - Associação dos Empresários Brasileiros em Angola, Raimundo Lima; do coordenador do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais da Faculdade Jorge Amado, Matheus de Oliveira Souza; do poeta e compositor, Adailton Poesia; do ator Dodi Só; do músico e reggaeman Kamaphew Tawa, da Banda Aspiral do Reggae; dos estudantes guineenses da UFBA Adulai Baldé, Jorge de Pina Fernandes e Augusto Cardoso; do novo adido cultural da Casa de Angola na Bahia, o artista plástico, Carlos Silvestre João e do representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ailton Ferreira, dentre tantos outros. Todos foram unanimes em frisar nas suas falas a importante contribuição do Dr. Camilo Afonso na construção dos mais diversos intercâmbios culturais entre os dois países irmãos: Angola e Brasil.

O jornalista externou os agradecimentos dos poetas, escritores e artistas da palavra pelos serviços prestados pelo professor Camilo Afonso à Bahia durante o período em que esteve a frente da Casa de Angola em Salvador. Entre as missões como adido cultural, esteve a administração da Casa de Angola, na capital baiana, função que desempenhou durante os  oito anos em que esteve no Brasil. “A UBESC oferece uma vez por ano a uma personalidade que se destaca trabalhando em prol da nossa Cultura o título de Personalidade de Importância Cultural e estarei em Angola em nome de todos os escritores baianos, na província do Uige muito em breve, onde farei a entrega ao Dr. Camilo Afonso dessa nossa homenagem”, ressaltou Leal.

O professor Camilo Afonso nasceu na província do Uige, a 300 km da capital Luanda, in Angola. É graduado em História e doutor em Educação na UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Dirigiu a Casa de Angola na Bahia desde 2009, quando deixou sua gestão marcada pelo diálogo com variadas manifestações religiosas da Bahia, todos os segmentos da arte baiana e dando abertura aos movimentos sociais e culturais. Dentre os mais diversos intercâmbios promovidos, fez questão de divulgar a gastronomia angolana junto ao povo de Salvador, como também a cultura do país irmão, que foi muito bem representada nos muitos eventos realizados naquela casa, inclusive shows musicais, palestras e exposições.

Fonte: ASCOM/UBESC
Foto: Djair Nepomuceno