quarta-feira, 1 de março de 2017

CARNAVAL TRANSFORMOU SALVADOR NA CIDADE DA MÚSICA

Publicado por Roberto Leal As quarta-feira, 1 de março de 2017  | Sem Comentarios



Afoxé Filhos de Gandhy
Nesta quarta-feira de cinzas terminou o maior carnaval do Planeta, a maior festa de rua do mundo, e o balanço diz que foliões tiveram mais de mil horas de música, 791 apresentações, 300 atrações sem cordas, 19,2 mil artistas envolvidos no Carnaval de Salvador. Esses foram o balanço de alguns números apresentados pelo prefeito ACM Neto durante coletiva de balanço final da festa de Carnaval em Salvador, realizada nesta Quarta-feira de Cinzas (01.03), no Camarote Oficial da Prefeitura, no Campo Grande, que contou ainda com a presença do presidente da Saltur, Isaac Edington, e de todos os secretários e dirigentes envolvidos na organização do evento.
Salvador Cidade Sustentável
Durante os seis dias de festa, quinze cooperativas cadastradas de reciclagem realizaram a coleta em diversos pontos dos diferentes circuitos. Os trabalhadores recolheram até o momento cerca de 85 toneladas de resíduos. Do total, 90% foi alumínio e outros 10% plástico, papelão e PET. A previsão é de que tenham sido recolhidos um total de 125 toneladas de resíduos, gerando em torno de R$ 375 mil.
As cooperativas de reciclagem assumem o importante papel de contribuir para a sustentabilidade da folia, recolhendo esses materiais e vendendo para que sejam reaproveitados. Além de economizar matéria-prima e energia elétrica, diminuir as emissões de gases de efeito estufa, o processo ainda reduz o volume de lixo nos aterros sanitários.
Muitas atrações para o folião
Foram distribuídos entre os catadores pela Secis - Secretaria Cidade Sustentável e Inovação e Limpurb - Empresa de Limpeza Urbana do Salvador, 300 kits com big bags (sacos grandes), camisas, bermudas, bonés, botinas e protetor auricular.
Carnaval com 50 anos de tropicalismo
No carnaval que celebrou os 50 anos do tropicalismo, um encontro entre o cantor Gilberto Gil e o poeta e músico Capinam no Largo do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, deve ficar muito bem registrado na história do Carnaval de Salvador. A festa no Pelourinho teve início na sexta-feira (24) e até a terça (28) a dupla foi anunciada pelo Governo do estado dentro das cercas de 110 atrações gratuitas que tiveram o público que prestigiaram esses espaços.
O encontro entre Gilberto Gil e Capinam ocorreu na sexta-feira (24). Também se apresentaram no Pelourinho atrações como Márcia Short, Márcia Castro, Paulinho Boca de Cantor, Magary Lord, Larissa Luz, B Negão, Bailinho de Quinta, Gerônimo, As Ganhadeiras de Itapuã Grupo Canela Fina, IFÁ, entre outros.
O secretário de Cultura, Jorge Portugal, destacou a homenagem ao tropicalismo no carnaval deste ano. "Um presente de Deus. Nosso mestre Gilberto Gil estará presente na abertura do carnaval do Pelou", relatou.
Carnaval na cidade de São Salvador da Bahia
O carnaval da Bahia é conhecido pela energia contagiante de sua folia. O público festeja em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). Os camarotes e a maioria dos blocos do carnaval de Salvador são pagos e para participar (com mais segurança e comodidade) é preciso comprar um abadá (camisa que garante a permanência dentro do bloco). Quem não pretende gastar muito, a melhor opção é acompanhar os blocos sem cordas e curtir a programação do Carnaval Pipoca. Há ainda uma programação de carnaval descentralizada e alternativa no Palco do Rock, Villa Infantil e no Carnaval dos Bairros, que acontece em Cajazeiras, Periperi, Plataforma, Pau da Lima, Liberdade e em outras regiões.

Fonte: ASCOM/Revista Òmnira
Fotos: Roberto Leal

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top