quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ESCRITORES DA GUINÉ BISSAU PROMOVE TERCEIRA EDIÇÃO DAS SEXTAS POÉTICAS

Publicado por Roberto Leal As quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017  | Sem Comentarios

A Associação de Escritores da Guiné-Bissau (AEGUI) promove  a terceira edição das Sextas Poéticas, que acontecerá no próximo dia 17 de Fevereiro (sexta-feira), a partir das 18:00 horas, no largo da Fortaleza da Amura, em Bissau, capital da Guiné Bissau.
As "Sextas Poéticas" é um espetáculo cultural e literário inspirado em eventos similares realizados pelo mundo fora, a exemplo das Terças Poéticas que acontece no Brasil  e as quintas poéticas, no Uige, em Angola e visa ser um espaço de djumbai cultural e literário itinerante, com atividades mensais que desfilam pelas instituições acadêmicas: Universidades, Institutos, Liceus, Centros de Formação, lugares históricos e locais de entretenimento da Juventude, em Bissau e em várias partes do país, procurando o envolvimento de todos os que queiram desfrutar de bons eventos culturais e literários, especialmente os estudantes, grupos de jovens e adolescentes. Os programas incluem, entre outros: sarau poético, leitura de contos, apresentação de  talentos emergentes e debates em torno de assuntos de atualidade do mundo cultural e literário.
Como espaço privilegiado de diálogo intelectivo, cada sessão das Sextas Poéticas tem como convidado de honra uma personalidade que tenha prestado uma reconhecida contribuição para a afirmação e consolidação da nossa identidade nacional, contribuindo com o seu testemunho para um melhor conhecimento e divulgação dos supremos valores da nossa Cultura e Literatura.
Nessa terceira edição de Sextas Poéticas contará com a presença do General José Sanhá, como "Convidado do Dia' e terá como obra em foco o romance do Coronel e escritor Manuel da Costa, “Maré Branca em Bulínia”.  Procurando o estabelecimento de pontes entre a história e a literatura, esta edição gozará de momentos em que serão relatadas histórias do próprio espaço hoje conhecido como Fortaleza da Amura. Esta edição visa ainda cumprir a ambição do espaço cultural Sextas Poéticas de criar canais de comunicação com todas a vertentes sociais, levando a cultura a todas as sensibilidades do país. O evento acontece uma vez por mês, sempre na última sexta-feira, mas, com pretensões da sua coordenação de ser quinzenal. A entrada  é livre.
AEGUI - Associação dos Escritores da Guiné Bissau, tem convite para fechar parceria com a UBESC-União Baiana de Escritores de Salvador/BAHIA e a revista de Literatura Òmnira, através do seu presidente o jornalista e editor Roberto Leal. Visite o site da entidade: www.aegui.org e o contato fica por conta do e-mail: aegui@aegui.org.