sábado, 21 de janeiro de 2017

CARNAVAL DAS ANTIGAS FAZ SALVADOR A CIDADE DA MÚSICA

Publicado por Roberto Leal As sábado, 21 de janeiro de 2017  | Sem Comentarios

A bateria espetáculo do  Bloco Afro Olodum

A maior festa de participação popular do mundo marcara a memória dos baianos, soteropolitanos e turistas em 2017. O fantástico carnaval de Salvador trará mais de 300 entidades, serão cerca de 700 horas de muita música com grandes atrações fazendo a folia. Além das muitas atrações, o folião pode esperar muitas novidades nos seis circuitos oficiais. Diversas apresentações sem corda nos circuitos: Dodô, Osmar, Batatinha, Riachão, Sérgio Bezerra, Orlando Tapajós e Mestre Bimba, entre trios elétricos independentes, shows grátis e vários blocos sem cordas, que deixarão a festa muito mais atraente e democrática.

As novidades da festa ficarão por conta, além do tema “Cidade da Música”, foram anunciadas pelo prefeito ACM Neto durante entrevista coletiva realizada na terça-feira (17/01), no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro Histórico. Na ocasião, esteve presentes também o vice-prefeito Bruno Reis; o secretário Cláudio Tinoco da Secretária de Cultura e Turismo; de Isaac Edington presidente da Saltur - Empresa Salvador Turismo; de Pedro Costa presidente do Conselho Municipal do Carnaval; dos representantes da Skol e da Air Europa - empresas patrocinadoras da grande festa e demais gestores municipais, convidados e imprensa.

“Este ano estamos ampliando as atrações para o folião pipoca. Somente o Furdunço, que acontece na Barra no domingo pré-carnaval, terá recorde de 34 atrações gratuitas. Também vamos fazer um encontro de trios elétricos na quinta-feira (23/02), no Circuito Dodô (Barra/Ondina), para marcar ainda mais o início da festa. Vamos continuar com o Fuzuê, com artistas se apresentando sem cordas, carnaval nos bairros, palcos temáticos e demais atrativos que serão divulgados em breve”, enfatizou o prefeito.  

 A abertura vai acontecer novamente na quarta-feira (22/02), com um grande baile de carnavalesco à moda antiga na Praça Municipal. O clima de folia “das antigas” será dado por um grande cortejo formado por baianas e as bandas e grupos: Olodum, Didá, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Muzenza, Os Mutantes, Saku Xeio e Pai Burokô. O cortejo sairá do Terreiro de Jesus em direção à Praça Municipal onde se encontrará com a orquestra formada por 40 músicos e comandada por quatro maestros: Fred Dantas, Paulo Primo, Sergio Benutti e Zeca Freitas.

Bloco Sal da Terra no Pelourinho
Dentro das comemorações será feita uma homenagem ao artista plástico Mestre Didi, que se chamava Deoscóredes Maximiliano dos Santos, que se vivo fosse completaria 100 anos em 2017. Após a entrega das chaves ao Rei Momo, o cantor Bell Marques, ex- Chiclete com Banana se apresentará pela primeira vez no local com sucessos que marcaram a carreira e o Carnaval de Salvador. Também dentro da programação do primeiro dia de festa, as atrações no Circuito Sérgio Bezerra – que engloba o trecho do Farol da Barra ao Morro do Cristo – vão se apresentar mais cedo: a partir das 16h. São 28 bandas de sopro e percussão que animaram o público com as famosas marchinhas e sucessos do “carnaval das antigas” em versão instrumental.

Grandes atrações sem corda já estão confirmadas para o carnaval de Salvador. Os 70 anos serão comemorados por Moraes Moreira com a “Pipoca do Moraes” no domingo (27/02), no Circuito Dodô. Além do Pôr do Sol na Castro Alves, o grupo “Baiana System” será a última atração do Circuito Dodô na segunda-feira (27). A cantora Daniela Mercury desfila na sexta-feira (24), no Circuito Dodô e terça-feira (28), no Circuito Osmar, também sem cordas.

O folião pipoca vai poder curtir a festa já no pré-Carnaval a ser realizado no Circuito Orlando Tapajós - contra fluxo, na Barra, no fim de semana que antecede a abertura oficial. No sábado (18), a partir das 15h, será realizado o Fuzuê, que terá como ponto marcante a abertura do evento com o bloco Sarapa, em homenagem aos 40 carnavais do designer Pedrinho da Rocha. São 21 grupos culturais, folclóricos e tradicionais que participarão do desfile, a exemplo das Ganhadeiras de Itapuã, Paroano Sai Milhó, Grupo Zambiapunga e Quabales. No dia seguinte, também às 15h, será a vez do Furdunço trazer as charangas, fanfarras, orquestras, grupos percussivos e mini trios. O cantor Léo Santanna, ex-Parangolé será o estreante da iniciativa, é uma das 34 atrações que vão se apresentar no local e a lista ainda engloba nomes como Silvia Patricia e Tuk Tuk Sonoro, Alex da Costa e Coreto Elétrico, Alexandre Leão, Band’Aiyê e Orquestra de Frevos e Dobrados. O Furdunço retorna na sexta-feira (24), no Circuito Osmar, no Centro Histórico.

A Praça Castro Alves será palco mais uma vez do Pôr do Sol. A iniciativa, que ocorre em um dos locais símbolos do Carnaval, será realizada no domingo (26), sob o comando da turma do Baiana System & convidados. O carnaval nos bairros está garantido e acontece em dez pontos diferentes da cidade. São: Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Centro Histórico - Praça da Cruz Caída e nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Bom Jesus dos Frades.  Os Palcos Temáticos também estão na programação do Carnaval. De casa nova em 2017, o Palco do Rock será realizado na Praça Wilson Lins, na Pituba, a partir das 19h. O Palco Multicultural será montado novamente no Terreiro de Jesus para receber bandas de hip hop, reggae, arrocha e demais estilos musicais, a partir das 18h. O Terreiro do Samba bate ponto na Praça da Cruz Caída, com atrações a partir das 19h.

Com o sucesso registrado nas edições anteriores, os “Espaços Temáticos” marcam presença na folia em Salvador em quatro locais. A Vila Infantil vai trazer atividades para os pequenos novamente na Praça 2 de Julho,  no Campo Grande. As Vilas Gastronômicas estarão localizadas ao lado do Farol e na Rua Airosa Galvão, ambas na Barra, e na Rua Nossa Senhora de Fátima, em Ondina. O Beco das Cores, na esquina da Rua Dias D’Ávila com a Avenida Oceânica, na Barra, vai trazer DJ’s ao local conhecido pela diversidade. As apresentações acontecerão nos intervalos da passagem dos blocos, das 19h à 0h. No dia 27, a Praça Castro Alves contará com o Desfile de Fantasia de Luxo e Originalidade, a partir das 19h. A decoração da folia este ano será produzida por cinco grandes nomes das artes plásticas em Salvador: Tatti Moreno, Bel Borba, Maria Adair, Eliana Kertész e Alberto Pitta. As peças inéditas terão aproximadamente 15 mts de altura e ficarão expostas em cinco pontos da cidade, que são:  Praça Castro Alves, Campo Grande, Barra, Ondina e Rio Vermelho.

Fonte: Ascom/PMS
Texto: Roberto Leal

Foto: Roberto Leal

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top