quarta-feira, 19 de outubro de 2016

ESCRITOR BRASILEIRO CHEGA A CABO VERDE PARA LANÇAR OBRA

Publicado por Roberto Leal As quarta-feira, 19 de outubro de 2016  | Sem Comentarios

Mandela é o homenageado desse número
O presidente da UBESC - União Baiana de Escritores, o jornalista, escritor e editor brasileiro Roberto Leal se encontra em Praia, ilha de Santiago, capital de Cabo Verde, na África, para uma maratona de eventos literários e trabalho social que começa com o lançamento do seu livro C’alô & Crônicas Feridas – 3ª Edição esgotada (CVE 1.500) e da revista de Literatura Òmnira (CVE 500) que conta com a participação de autores contemporâneos de Cabo Verde, dentre eles: Adilson Amado SpinolaCarlos Fortes Lopes, Dai Varela, Gilson FerreiraMacrina Alfama e o grande poeta guerrilheiro Amilcar Cabral, a publicação é uma homenagem ao líder negro sul-africano Nelson Mandela, que vem retratado na capa pelo artista plástico João Timane (de Moçambique), o lançamento será realizado dia 28/10, as 18:30 horas, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde.

Roberto Leal ministrará ainda a palestra “A Importância do Incentivo a Leitura no Ensino” na Escola Nova Presidência (OPEP 1), no Bairro que leva o nome de Brasil, na localidade de Achada Santo Antônio, no próximo dia 20/10, ás 16 horas; visitará crianças para um bate papo e contação de história na Escolinha Arco Iris, quando desenvolverá atividade educativa e doará livros infantis de autores associados da UBESC, dentre eles: Darcy BritoIray Galrão, Lucas Iury, Ítalo Vasconcelos, Neuza de Brito Carneiro,Palmira Heine e Terezinha Passos e fará bate papo onde contará a sua trajetória literária e também estará fazendo doação de livros de autores baianos, como: Maria Prado de OliveiraGermano Machado e Manoel Porto Lima, as Bibliotecas locais incluindo o Centro Cultural Brasil Cabo Verde, Biblioteca Nacional de Cabo Verde e a SOCA-Sociedade Caboverdiana de Autores.
Obra esgotada na 3ª edição
A UBESC através de seu presidente desenvolve um trabalho de intercâmbio literário com países de África de língua portuguesa, levando atividades, lançamentos, revelando novos autores, formação básica em criação literária e selecionando originais para futuras edições da Revista de Literatura Òmnira, que é editada por Roberto Leal, em Salvador- BAHIA, a primeira capital do Brasil. Os eventos tem o apoio da SOCA e do Movimento Kutanga (Angola) do qual Roberto Leal é o fundador.
 Leal ainda nessa turnê visitará Bissau, capital da Guiné Bissau, onde fará contato para uma possível temporada de trabalho naquele país, quando estará intensificando o intercâmbio que só privilegiará os países do PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. “O objetivo está sendo alcançado dentro das possibilidades que regem as dificuldades de se promover um intercâmbio como esse”, afirma Roberto Leal satisfeito com os resultados do trabalho.

Fonte: ASCOM/Revista Òmnira
Fotos: Divulgação