terça-feira, 19 de julho de 2016

SEMINÁRIO COMEMORA O DIA NACIONAL DO ESCRITOR

Publicado por Roberto Leal As terça-feira, 19 de julho de 2016  | Sem Comentarios

Jornalista Carlos Souza será o mediador
Em comemoração ao Dia Nacional do Escritor  25 de julho (segunda-feira), às 18:30h, a UBESC - União Baiana de Escritores, promove o seminário: Formação & informação do escritor: o caminho para profissionalização, no Espaço Glauber Rocha, da Livraria Saraiva do Shopping da Bahia (Av. Tancredo Neves, 148 – Iguatemi) com os escritores Igor Rossoni, Gláucia Lemos e Roberto Leal, um trio de autores experientes que compartilharão suas experiências, como orientadores de novos escritores. O evento é gratuito e acontecerá na Livraria Saraiva do Shopping da Bahia, com a mediação do jornalista Carlos Souza Yeshua. Os participantes receberão certificado com a carga horária de três horas, emitido pela UBESC.

Com o objetivo de marcar na Bahia a data magna do escritor brasileiro, o seminário visa proporcionar um momento de troca de experiências entre escritores, poetas, jornalistas, professores e leitores em geral, além de ser uma ocasião propícia para confraternização e fortalecimento do movimento literário de Salvador e Região Metropolitana. “Acreditamos na formação como um diferencial para quem pretende ser um artista da palavra com possibilidades de ganhar novos mercados, como é o caso dos nossos conferencistas. Portanto, aproveitar o Dia do Escritor para trazer este tema é mais do que oportuno”, justifica o mediador.

Palestrantes - Escritor, ensaísta, Pós-Doutor em Teoria Literária, professor associado nos programas de Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia e no programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade no IHAC – UFBA, Igor Rossoni, que tem dez livros publicados, entre eles Cenas brasileiras: ensaios sobre literatura e Cruvianas: prosa d'encantar carneiros; concentrará sua exposição em torno do tema "O escritor diante da linguagem e do mercado".

Membro da Academia de Letras da Bahia e autora de 37 livros publicados e três no prelo, com premiação em diversos concursos locais e nacionais, a escritora Gláucia Lemos falará sobre a importância da leitura na vida das pessoas, sobretudo daquelas que escrevem ou pretendem se tornar profissional da escrita. “Sobre formação do escritor a primeira coisa a dizer será que o bom escritor desabrocha do bom leitor. Ninguém se tornará escritor se não foi antes um leitor que se alimentou de uma expressiva base de boas leituras”.

Roberto Leal é jornalista, escritor e editor, presidente da UBESC - União Baiana de Escritores e fundador do Movimento Literário Kutanga (Angola); presta consultoria editorial para autores profissionais e iniciantes e vem desenvolvendo um intercâmbio literário e cultural com o continente africano, principalmente em Angola, Moçambique e Cabo Verde onde além dos lançamentos e palestras que tem realizado em escolas e universidades; tem ministrado através da Revista Òmnira e da UBESC, o curso de "Formação Básica em Criação Literária". Esta experiência internacional, além da sua vivência como editor de livros e revistas, será tema central de sua conferência.

DiaNacional do Escritor - O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro. O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores - UBE, do Rio de Janeiro, a qual os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente. Mais informações (71) 98688-8096 / 98454-0267 ou www.fundacaoomnira.com.br