domingo, 22 de maio de 2016

Publicado por Roberto Leal As domingo, 22 de maio de 2016  | Sem Comentarios

Por: Roberto Leal

Germano Machado um homem de muita CEPA
O professor Germano Machado, completará 90 anos de vida, no próximo dia 28/05. Filósofo, professor, jornalista e escritor, membro da Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris (ocupante da cadeira Nossa Senhora da Encarnação), membro da UBESC - União Baiana de Escritores, presidente fundador do CEPA - Círculo de Estudo Pensamento e Ação. Germano Machado é profundo conhecedor da vida e obra de Ruy Caetano Barbosa de Oliveira, conhecido “Ruy Barbosa”, sendo considerado, na atualidade, um dos últimos ruístas vivos da Bahia. Professor universitário aposentado (UFBA e UCSAL), Germano Machado também integra uma plêiade de intelectuais baianos, sendo membro atuante de academias representativas, de Salvador, assim como, de segmentos culturais, educacionais e religiosos.
No ensejo das comemorações alusivas aos 90 anos de nascimento desse intelectual e agitador cultural baiano, descendente de portugueses, o CEPA através de seus membros e entidades parceiras, prestará homenagens ao professor Germano Machado, na realização de eventos institucionais no decorrer de todo o ano de 2016, inclusive com homenagem já agendada para junho na Biblioteca Pública do Estado em evento da UBESC – União Baiana de Escritores.
A primeira homenagem se fará realizar no dia do seu ANIVERSÁRIO, que terá comemoração no Instituto Feminino da Bahia (Rua do Politeama, 2 – Politeama/Centro, Salvador/BAHIA-Brasil), no próximo dia 28/05 (sábado), às 17 horas, com a realização de uma missa de Ação de Graça e em seguida o aniversariante estará lançando  e  autografando a sua mais recente obra literária  “Sintetismo Filosofia da Síntese” em 2ª Edição - publicado pelo Selo Assembléia Legislativa da Bahia, em uma iniciativa do Deputado Estadual Zé Neto.
A obra em primeira edição
Germano Machado para que não conhece é mentor intelectual de vários projetos que deram origem a muitas publicações, a existência de um número maior de organismos culturais na Bahia, particularmente em Salvador, diante dos seus ensinamentos, incentivos e apoio a alunos, jornalistas, escritores e poetas baianos, dentre eles: o poeta Elizeu Moreira Paranaguá, o jornalista Roberto Leal, o museólogo Alexandro Santos e entidades como: Artpoesia, Revista Òmnira, GAC - Grupo de Ação Cultural da Bahia e tantos outros; além de ter dezenas de livros publicados e editados centenas de publicações; tem uma atuação jornalística de mais de 50 anos, incorporada ao ensino superior. Germano Machado na Bahia é uma lenda viva que tem um pensamento que ele não cansa de repetir “Para frente e para o alto, eis o caminho!”.
Mais informações Telefones: (71) 98688-8096 – 98454-0267.

Fonte: ASCOM/UBESC
Foto: Roberto Leal