segunda-feira, 18 de abril de 2016

AUMENTA INTERESSE POR LITERATURA NO BRASIL

Publicado por Roberto Leal As segunda-feira, 18 de abril de 2016  | Sem Comentarios

*Por Roberto Leal

E os números não acompanham a realidade das agendas culturais
Segundo levantamentos do Ministério da Cultura que dão conta que o número de eventos ligados a Literatura vem aumentando gradativamente no Brasil, de 257 grandes eventos em 2013, mais da metade na Região Sul (137), para mais de 320 em 2014, levantamento esse do Jornal O Globo. Em 2015 a estatística se manteve e 2016 esse número deve ficar novamente acima das três centenas, com expectativa de um aumento, diante do crescimento e do surgimento de novos leitores, do aumento do grande número de novos escritores, de novos movimentos literários e entidades culturais, além do surgimento de novas editoras independentes e projetos voltados para o setor.
No entanto não só o número de eventos literários cresce na Agenda Cultural de cada região, de cada estado, de cada cidade, de cada capital brasileira, crescem também o número de frequentadores desses escassos espaços e diante desse aumento crescente dos espetáculos literários, inclusos ai, os de rua, de praças e esquinas, como também os chamados: itinerantes. Ainda se questiona a cheios pulmões: como ainda se lê pouco em nosso país?

A questão se mostra um tanto pertinente, tendo em vista que a multidão que corre para as feiras literárias chega a criar uma rivalidade numérica com os grandes eventos: shows, micaretas e festivais produzidos e patrocinados pelas grandes cervejarias, só que em uma proporção um pouco menor, é claro! A importância desses eventos vai além da demonstração de que o livro tem o seu público, conforme analisam os próprios escritores. Feiras, encontros de escritores, saraus e recitais, uma gama muito grande de outros eventos literários, que mesmo classificados em outras categorias que não as grandes Feiras, onde “algumas” esquecidas em suas regiões fazendo mesmo a diferença e não são esquecidas pelas estatísticas, mas, são números, incentivam a retomada do debate em torno da literatura, por meio de atividades como: trocas de publicações, bate papos com autores, interação e intercâmbio entre leitores, escritores, editores e pessoas ligadas à área.

Não nos deixa dúvidas de que o motivo principal e que dá muita importância ao ressurgimento das feiras literárias no Brasil, segundo afirmam, foi com o sucesso da Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro; como hoje também se pode muito esperar da promessa de a Bahia ter motivos para comemorar com a enorme surpresa que é a FLICA - Festa Literária Internacional de Cachoeira, no Recôncavo baiano; como discordo que dessas estatísticas fiquem de fora o Belô Poético de Montes Claros/MG; o ENEB-Encontro de Escritores Baianos, em Salvador/BA e tantos outros eventos que muito significam em contribuição para o aumento e crescimento de uma cultura, já a muito massacrada pelo sistema, mas, mostra que a “nossa resistência” vem apresentando resultados significativos e que os números não acompanham a real situação.
Desde 2006, que o BNDES investe em projetos do mercado editorial brasileiro, empregando mais de 1,2 bilhões de reais para financiar idéias que fomentem a leitura, uma parte significativa dessa quantia destinou-se exclusivamente para Feiras e eventos literários. “Quem não lê, pouco sabe/em nada opina, só ouviu dizer”.

*Roberto Leal é jornalista e escritor, é editor da revista de Literatura Òmnira (do Brasil), autor de vários livros, dentre eles “Cárcere de Poemas” Ed. Òmnira/BA-2000 e “C’alô & Crônicas Feridas” Ed. Òmnira/BA 2015 (3ª Edição). É Fundador do Movimento Literário Kutanga (Angola) e da ALA-Academia de Letras de Angola, é também presidente da UBESC - União Baiana de Escritores/BA-Brasil.