terça-feira, 6 de outubro de 2015

Festa da Literatura Baiana na Biblioteca Pública do Estado

Publicado por Roberto Leal As terça-feira, 6 de outubro de 2015  | Sem Comentarios

Atração africana Josué Ananias Sudi
A União Baiana de Escritores (UBESC) promove dias 9 e 10 de outubro (sexta-feira e sábado), a 5ª edição do Encontro de Escritores Baianos (V ENEB) que homenageia o escritor e quadrinista baiano, Antônio Cedraz (1945-2014), criador da Turma do Xaxado. O encontro acontece na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris, Salvador/BAHIA-Brasil). O evento conta com uma programação voltada para palestras, bate-papos, mesas-redondas, homenagens, saraus e espetáculos de dança, lançamentos de livros nacionais e internacionais, além da Feira de Livros da Fundação Pedro Calmon (FPC). Com a curadoria do jornalista e editor Roberto Leal, o evento promove ainda o Momento do Livro Infantil, que traz contação de histórias e lançamento de livros infantis; além da entrega do título de Personalidade de Importância Cultural, ao poeta popular e agitador cultural, Luar Aidner Mendez Neves, conhecido como “Luar do Conselheiro”.

A abertura do encontro será na sexta-feira (9), às 10h, no auditório Kátia Mattoso (Biblioteca dos Barris), com a secretária da UBESC Palmira Heine (mestre de cerimônia), Roberto Leal (Presidente da UBESC), Zulu Araújo (Presidente da Fundação Pedro Calmon) e a diretora da Biblioteca Pública do Estado, Ivana Lins. Às 10h30, inicia a programação com o bate-papo "O conceito de transmídia na criação literária", com a escritora, atriz, filósofa, produtora e gestora cultural Maria Prado de Oliveira, autora do livro de contos “Urbanos, humanos, estranhos...”, e o poeta, jornalista e antropólogo Marlon Marcos, com mediação do jornalista Carlos Souza Yeshua.
Ao mesmo tempo (10h30) também será aberta a Feira de Livros da Fundação Pedro Calmon, com a participação de Editoras Baianas e diversos livreiros. No primeiro dia (a feira acontece nos dois dias 09 e 10), a feira conta com a participação do escritor mirim Ítalo Vasconcelos, autor dos livros: “Memórias de Luck e outras histórias” e “A Estrela Cadente”. Na programação da feira haverá bate-papo com escritores, sessão de autógrafos, intercâmbio, vendas, troca e distribuição de publicações, leitura e exposição de livros, além de intercâmbio entre escritores.
À tarde, a partir das 14h, a programação recomeça com a mesa-redonda Literatura Contemporânea: Quais as solucionáticas para vencer as problemáticas de uma carreira do autor contemporâneo?”, com a participação do diretor do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon, poeta João Vanderlei de Moraes Filho, do presidente da União Baiana de Escritores, escritor e editor Roberto Leal, do presidente do CEPA - Círculo de Estudo Pensamento e Ação, o professor e editor Germano Machado e a bibliotecária e escritora Vanda Cunha. A segunda mesa da tarde será "Impactos da literatura baiana nos intercâmbios internacionais, com a escritora Clarissa Macedo e o poeta angolano Josué Ananias Sudi, mediado pelo jornalista Roberto Leal.

Angola na coreografia do Grupo Neriah
Lançamentos nacionais: A partir das 18h, ocorrerão diversos lançamentos e relançamentos de livros, como o "Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia", organizado pelo jornalista Carlos Souza Yeshua; o “Prêmio Galinha Pulando de Literatura 2015”, organizado pelo jornalista Valdeck Almeida de Jesus; “Poesias ao Vento: Vinte Poemas de Amor e Uma Crônica Desesperada", de autoria do jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus; “A Poesia Cria Asas”, coletânea com autores do Grupo Ágape, que também se apresentará com o seu tradicional recital do “Sarau da Onça”; “A Saga de Anésia Cauaçú”, que conta a história da primeira cangaceira brasileira, do cordelista brumadense José Walter Pires; "Antonio Burokô", do escritor Domingos Ailton; "Jandaia & outros poemas", de Milton Almeida, dentre outros.
À noite do encontro começa com a entrega do título de Personalidade de Importância Cultural ao poeta e agitador cultural Luar Aidner Mendez Neves, conhecido “Luar do Conselheiro”, pelo conjunto da sua obra artística e cultural, o primeiro a receber a honraria por indicação pública popular. Às 19h, o Grupo Neriah, formado por jovens da Igreja Batista Nacional Monte Calvário, apresenta o espetáculo de dança “Iluminando vidas in África”, em homenagem aos 40 Anos de Independência de Angola.


Drª Luislinda Valois
Lançamentos Internacionais: Estará lançando suas obras o poeta angolano Josué Ananias Sudi, com o livro de poesias “No Silêncio das Palavras” (Ed. Òmnira/BA-Brasil) e David Matuca com o livro “Dois Rostos Iguais” (Ed. TM/SP-Brasil) e o guineense Inussa Manuel Gomes, com o livro de contos “Filhos da mesma Mãe separados pela margem” (Ed. Independente). Acontece, ainda, o lançamento das coletâneas poéticas angolanas "KIXIMANU" e "Poética Mucubal do Namibe”, ambas da Editora Òmnira/BA-Brasil e o lançamento da edição número 11 da Revista Òmnira de Literatura, editada pelo jornalista e escritor Roberto Leal. Os estrangeiros serão recepcionados pelo Deputado Estadual Manassés e autoridades convidadas das Casas africanas na Bahia, como: Iray Galrão (Casa do Benin), Dr. Camilo Afonso (Casa de Angola), a presidente da Tucanafro Drª Luislinda Valois (primeira juíza negra do Brasil) e representando a Directora Provincial de Cultura do Namibe/Angola, Drª Euracema Major – parceira UBESC/ÒMNIRA e a estudante angolana Idília Beatriz Mário.
Dia das Crianças – O sábado (10) será dedicado à criançada, com o Momento do Livro Infantil, que inicia ás 9 da manhã, com atividades como contação de história, com escritores de literatura infantil, como Palmira Heine, Iray Galrão, Lucas Yuri e Sandra Popoff. Na ocasião serão relançados os livros infantis: “O reino todo amarelo” e “O Autor é Você”, da escritora e professora Palmira Heine. A programação infantil traz ainda a apresentação circense: “Vamos colocar fogo no circo da leitura”, com o artista circense “Guga Freitas”.
Para finalizar a 5ª edição do Encontro de Escritores Baianos, ocorrerá o II Sarau UBESC, com o recital dos poetas angolanos David Matuca e Josué Ananias Sudi, tendo como participante, o poeta baiano/brasileiro Douglas de Almeida e mediado pelo também poeta Roberto Leal.

Fonte: ASCOM/UBESC

Fotos: Roberto Leal

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top