Jovem artista João Timane |
João Timane é considerado o artista plástico mais destacado entre os jovens artistas moçambicanos. Nasceu em 05/12/1991, em Maputo/Moçambique. Formado pela Escola Nacional de Artes Visuais de Maputo, a sua obra revela muita influência da cultura africana; embora tenha frequentado escola de artes visuais, tem se desempenhado em percorrer numa continua investigação artística, na busca por novas e outras técnicas de pintura que possa complementar e enriquecer as suas obras. O artista que cresceu em um meio artístico do Bairro do Aeroporto, em Maputo, Timane cria e recria vários universos dentro de um único universo chamado Tlhavana, nome com o qual era conhecido o bairro do Aeroporto, zona reconhecidamente habitada por grandes nomes das artes moçambicana, um bairro muito conhecido pelo repleto leque de artistas, em suas mais diversas áreas.
Desde a infância desenhava imagens infantis, longe de pensar que seria futuramente um artista plástico; há aproximadamente seis anos assumiu sua paixão pela pintura e até hoje se dedica a esta prática artística em varias técnicas, experimentando todas as novidades em matéria de inspiração, de maneira a construir várias expressões e manifestações artísticas, onde o destaque é a pintura em telas e em cartolinas. É quando dar vida ao seu mais novo estilo o “Timaniano”; confessa que vem fazendo Escola, com as suas aulas as crianças carentes da sua Comunidade, que deseja realizar o seu sonho, que é a Universidade Timaniana de Artes Plásticas.
Capa da Revista brasileira "Òmnira" |
Fez duas exposições individuais na Mediateca do BCI, Espaço Joaquim Chissano, em Maputo “Cartas dum grau de mostarda” e a segunda “Retratos de mil gotas de sonho” e várias coletivas dentro e fora do país. Aprendeu a arte com Makazako, Neto e Ziggy eto Chichorro, Nagub e Cemuce, confessa que se inspira em artistas de renome como Roberto Chichorro, Naguib, Gemuce, João Queha e Saranga. Atualmente frequenta o segundo ano de Engenharia Geológica e de Mina, na Universidade Universidade Wutives, em Maputo. Tem lecionado a disciplina de desenho e iniciação artística para as crianças do Bairro do Aeroporto, inspirado nos ideais do seu malogrado mestre Malangatana. Tem ilustrado capas de livros, cartazes e revistas nacionais e internacionais. O artista resume-se dizendo “sou um grão de mostarda na arte moçambicana e sinto-me extremamente feliz por nascer neste país, rico em diversidades culturais”.
A arte de João Timane começa a invadir o Brasil, onde o artista já tem simpatizantes e admiradores, com suas pinceladas e traços coloridos, quando retratou já personalidades do meio artístico brasileiro e começa a ganhar espaço, além de reconhecimento internacional.
0 comentários: