sábado, 13 de junho de 2015

Prêmio Oceanos substitui o Portugal Telecom de Literatura

Publicado por Roberto Leal As sábado, 13 de junho de 2015  | Sem Comentarios

Após meses de impasse sobre a realização do Prêmio Portugal Telecom, foi apresentada nesta terça-feira (9/6) a sua nova denominação “Oceanos-Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa”. O prêmio estará voltado para obras em poesia, prosa ficcional e crônicas em língua portuguesa publicadas no Brasil em 2014, que já está com as inscrições abertas desde o última quarta-feira (10), nessa sua primeira edição como novo nome, distribuindo R$ 230 em premiação, sendo R$ 100 mil para o primeiro colocado, R$ 60 mil para o segundo, R$ 40 mil para o terceiro e R$ 30 mil ao quarto colocado.

A realização do Portugal Telecom estava sem definição, desde que a empresa que emprestava o nome ao prêmio, foi comprada pela francesa Altice, em fins de 2014. Sendo cobrada pela Folha de SP a Altice afirmou que poderá manter a premiação, mas que não tem como definir ainda, por força da não conclusão do processo de compra da OI/Telecom.

Embora o modelo do Prêmio Oceanos seja semelhante ao prêmio criado em 2003, há algumas diferenças; a inscrição, por exemplo, não será mais dividida por categorias, todos os gêneros literários concorrerão por si em todas as quatro colocações. A curadoria continua com a Selma Caetano, mas, a empresa parceira agora é ao Instituto Itaú Cultural, que tem como curador de Literatura, Claudiney Ferreira que dividirá a gestão com Selma Caetano. As inscrições vão até o dia 10 de julho e a premiação será entregue em dezembro. Mais informações no site itaucultural.org.br/oceanos2015.

Fonte: ASCOM/UBESC