sábado, 6 de junho de 2015

Lançamento de livros em dose dupla na Biblioteca Pública

Publicado por Roberto Leal As sábado, 6 de junho de 2015  | Sem Comentarios


Será lançado na Biblioteca Pública do Estado, no Auditório Kátia Mattoso (Rua General Labatut, 27 3º andar – Barris), dia 12 de junho (sexta-feira), ás 18 horas, o Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia, Ed. CEPA, 324 páginas, com 206 verbetes, em um trabalho de pesquisa do jornalista Carlos Souza Yeshua. O trabalho de catalogação e preparação das notas biobibliográficas teve duração de aproximadamente dois anos e embora não registre todos os artistas da palavra em atividade no Estado, nomes importantes do cenário literário estão disponíveis em suas páginas, de Antonio Torres, passando por Cyro de Mattos, Florisvaldo Mattos, tendo ainda Luislinda Valois, Roberto Leal, Ruy Espinheira Filho, Oleone Coelho Fontes e Valdeck Almeida de Jesus, dentre muitos outros.

O principal objetivo dessa publicação é promover os autores e suas obras, reunindo em um só volume as mais completas e confiáveis informações dos escritores da Bahia, além de resgatar e valorizar a memória da literatura do Estado onde começou o Brasil. “Este dicionário visa também ser um livro de referência e um instrumento de pesquisa para leitores, estudantes, historiadores, jornalistas, bibliotecários, além de instituições culturais, universidades, veículos de imprensa e outros segmentos interessados em literatura, especialmente a da Bahia”, destaca Carlos Yeshua. O dicionário vem da iniciativa de projeto anterior do jornalista e editor Roberto Leal que em conversa com o colega Carlos Yeshua resolveu adotar e concluir o trabalho.

E a poética marca presença na noite dos namorados com “Criação”, o novo livro da escritora baiana Morgana Gazel, que é também psicóloga, autora dos livros: Enseada do Segredo, Ed. Scortecci/SP-2008 (romance), Liberdade Negada, Ed. Cogito/BA-2013 (romance), ambos parte de uma trilogia que será concluído com o próximo romance “A Carta da Mãe”. Morgana ainda tem no prelo um livro de pensamentos, artigos, crônicas e contos, que vai levar o título de “Chuvas de Verão”. Morgana em 2012 foi contemplada com o Prêmio Literário - Literarte 2012, com o poema “Mundo”, na categoria Criatividade e Originalidade e em 2013 recebeu menção honrosa no concurso CEPA - 62 Anos, com o poema “Aletologia”, que ficou em 5º lugar.
Morgana lança sua terceira obra

Como boa romancista que é, justifica para os leitores na orelha da obra “Criação”,  a sua migração para a poesia, o que não foi uma tarefa fácil.  “Em cada obra, minha alma guia-me através de trilhas desconhecidas. E, em trechos inesperados, seus poços escondidos transbordam lágrimas. Agora neste livro de poemas foi ainda mais difícil. Como mostrar a meu igual o que descobri a custo da desilusão e dos pés feridos nos caminhos da vida?”

No texto de dedicatória e agradecimento a Deus, a quem denomina de Criador, transparece sua visão da realidade e fé inexplicável, quando diz: “Mesmo que a ciência conclua que a criação do mundo se deu de modo espontâneo, não abdicarei da fé que sussurra em minha mente ter sido este evento obra de um Criador. Mas há um corolário, decorrente da infinitude do universo, impossível de ser ignorado: a Terra não passa de uma partícula microscópica neste espaço sideral em que vivemos. Portanto diante de tal situação somos quase nada”. E no final desse texto afirma: “A certeza é da mente, a fé é do coração”.

O evento tem o apoio da UBESC – União Baiana de Escritores e Cepa – Círculo de Estudo Pensamento e Ação. Dentro da programação terá: exposição de livros de autores baianos da Editora Òmnira, Movimento Artpoesia dentre outras; recital poético; bate papo de escritores com o público e coquetel ao final.

Fonte: ASCOM/UBESC
Fotos: Divulgação 

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top