quinta-feira, 28 de maio de 2015

Fórum Mundial pela Educação e Literatura

Publicado por Roberto Leal As quinta-feira, 28 de maio de 2015  | Sem Comentarios

Excelente o público presente
Nos últimos dias 21, 22 e 23 de maio teve lugar na Biblioteca Pública do Estado da Bahia/Brasil, a realização do I Fórum Internacional de Educação e Literatura e Inclusão Social, promovido pela ABRASA - Casa do Brasil na Áustria, com o apoio da Fundação Pedro Calmon, UBESC - União Baiana de Escritores e Revista Òmnira, com o tema “Pensando a Educação para transformar”, onde foram discutidos temas ligados à mulher, a literatura, a educação financeira na sala de aula e intercâmbio cultural, ainda dentro da programação tivemos: lançamento e exposição de livros, oficinas, debates. Por três dias de evento desfilaram na passarela literária da Casa do Brasil na Áustria: o escritor carioca Jari Zamar, os jornalistas e escritores cearense Cássio Cavalcante e o soteropolitano Roberto Leal, a escritora Conceição Castro, o poeta Zezinho Nascimento e o escritor mirim Ítalo Vasconcelos. a professora e agitadora cultural feirense Iara Maria Ferreira e muitos outros.

Negra Joh recebe comenda das mãos de Queila Rosa
O Fórum que já acontece na Áustria a pelo menos oito anos chega ao Brasil e além de Salvador aconteceu também em Aracaju/SE. O evento teve na presidente da ABRASA, Srª. Queila Rosa Panstingl, a figura característica da mulher brasileira guerreira, que desenvolve um belíssimo projeto Social na Áustria, projeto esse que foi adotado pelas “viúvas”, (como se identificam as mulheres que trabalharam com ele), do saudoso professor e historiador Ubiratan de Castro, que deu nome a Comenda que foi entregue a personalidades, artistas e escritores. Dentro da eclética programação, outras personalidades foram agraciadas com o troféu “Pensando a Educação”, pelos relevantes serviços prestados a política de educação através da literatura e das artes de maneira a contribuir para esse processo de preservação da língua portuguesa.


Dentre as personalidades e convidados presentes: o Vereador Silvio Humberto/PSB-BA; a Deputada Benedita da Silva/PT-RJ; o ator Antonio Pitanga; o cantor Jota Veloso, que representou a sua tia, a escritora Mabel Veloso; a cabeleireira e dançarina afro Negra Joh; a vereadora Olivia Santana/PCdoB-BA; o rapper Afro Joh; a professora e agitadora cultural feirense Iara Maria Ferreira; a diretora da Biblioteca Pública do Estado, bibliotecária Ivana Lins e muitos outros.

O principal objetivo do Fórum Mundial de Educação, Literatura e Inclusão Social é a estruturação da língua materna para inserção e prática do bilinguismo, promover e difundir o conhecimento adquirido e aplicado por educadores imigrantes.



Fonte: ASCOM/UBESC

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top