terça-feira, 11 de novembro de 2014

Revista Òmnira traz a Zungueira de volta a Angola

Publicado por Roberto Leal As terça-feira, 11 de novembro de 2014  | Sem Comentarios

Totalmente zungueira
A UBESC - União Baiana de Escritores e a Editora Òmnira traz mais uma vez para Luanda o lançamento de uma nova edição da Revista Òmnira, agora a número 9 – 28 páginas, de pura literatura lusófona, com a participação de escritores contemporâneos brasileiros e angolanos: Daniela Gebelucha, Elisenilda Cristina de Almeida, João Bosco Soares, Joemar Rios, Varenka de Fátima e Zenir Izaguirre (Brasil), Docri Martins, Faustino Nguange Simão, Francisco Paulo, Ismael Farinha, Lopes Manuel Pungui, Nely Lucas Nely, Neucêncio Dikuiza Alfredo e Vrackichakiri Abelardo (Angola), dentre outros. A publicação traz na sua capa a figura folclórica da “Mãe Zungueira”, a mulher guerreira, sofrida e trabalhadeira, que é a mulher africana, n’um desenho do artista angolano Pinto Marques, que estreia com cores, pela primeira vez na capa da revista, que tradicionalmente sempre foi adepta do p/b.

Poesia & Crônicas
Será lançado também o livro “C’alô & Crônicas Feridas” - 2ª Edição, do jornalista e escritor Roberto Leal, que tem apresentação do poeta Douglas de Almeida, e do Jornalista Carlos Souza Yeshua. A obra apresenta um relato poético que se passa entre um poeta pobre que sonhava ser escritor e uma suposta milionária de origem judia, já prometida em casamento. Eles se conhecem em um classificado de jornal, publicado pelo poeta, esse romance se passa ao telefone, o que provocava nela um forte calor. Tudo isso acompanhado de vários poemas e de dez crônicas de caráter socialista. O evento acontecerá no próximo dia 5 de dezembro (sexta-feira), às 17:00h, na Mediateca de Luanda (Largo das Escolas). Seguido de Bate Papo e Recital Poético. Entrada Franca.

A Revista Òmnira e a União Baiana de Escritores alimentam um forte intercâmbio litéro-cultural com o objetivo de garimpar autores contemporâneos de língua portuguesa. O intercâmbio já publicou escritores de Angola, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e Timor Leste.  A Revista Òmnira vem ganhando destaque da imprensa africana devido à importância desse intercâmbio.

Escritor Roberto Leal
 O jornalista, editor e escritor brasileiro Roberto Leal antes de Luanda estará levando esses lançamentos acompanhados de uma “Formação de Criação Literária” a convite da Directoria Provincial de Cultura do Namibe, de 16 a 22 novembro  e com o Movimento Viv’Arte na província do Uige, de 25 a 30 novembro, onde tem agendados outros eventos. No Uige receberá o título de “Embaixador da Literatura Brasileira” em Angola, das mãos do poeta angolano e agitador cultural Vrackichakiri Abelardo, presidente do Movimento Viv’Arte, uma forma de reconhecimento pelo trabalho que vem fazendo em prol dos jovens escritores daquela província e entregará no Namibe em nome da União Baiana de Escritores & Revista Òmnira, o título de “Honra ao Mérito” a Directora Provincial de Cultura – Srª Euracema Major.


A Revista foi lançada recentemente em uma turnê por Angola, nas províncias de Luanda, Uige e Namibe e retorna agora para uma nova turnê levando a bordo das suas páginas mais 15 autores da contemporânea literatura angolana, de várias províncias. O próximo número (10)da revista, que trará lançado em janeiro de 2015, já que a publicação é trimestral, traz uma homenagem a Moçambique e a trajetória vitoriosa do líder na luta pela independência, Samora Machel, que estará retratado na capa pelo artista moçambicano Pinto Zulo, já confirmada às participações dos escritores: Abdul Adamo, Hirondina Joshua, Paulo Nguenha e Tsemba Archeiro, a publicação terá lançamento em Maputo, capital de Moçambique. Mais informações: lealomnira@yahoo.com.br ou www.fundacaoomnira.com.br 55 (71) 8688-8096.

Fonte: Ascom/UBESC

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top