quarta-feira, 25 de junho de 2014

Programação do IV ENEB - 2014

Publicado por Roberto Leal As quarta-feira, 25 de junho de 2014  | Sem Comentarios

               IV ENEB - Encontro de Escritores Baianos
      Homenagem a Wagner Américo o “Poeta das Flores”
                                   De 10 a 12 de julho

PROGRAMAÇÃO
10/07/2014 – Quinta-feira.
Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Rua Adelaide Fernandes da Costa s/n Costa Azul)

10:00h. – Abertura (no Auditório).
Falas do presidente da UBESC - União Baiana de Escritores, escritor e editor Roberto Leal; da vice-prefeita Célia Sacramento; da diretora da Biblioteca Pública Thales de Azevedo, Conceição Andrade; do diretor do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon, João Vanderley de Moraes Filho. Apresentação do evento, informes, agradecimentos, apresentações e outras falas, com enfoque no homenageado poeta Wagner Américo.

11:30h. – Palestra (no Auditório).
“A Quarta margem: nos subterrâneos da poesia”.
Palestrante: Professor Antonio Milton Almeida, mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA.

12:30h. – Intervalo Literário (no Foyer – térreo).
Exposição de livros, intercâmbio cultural, troca de publicações, autógrafos, venda de livros, revistas, postais e CDs poéticos.


14:30h. – Mesa Redonda (no Auditório).
Literatura africana com os angolanos: escritores Aguinaldo Valter da Silva Gonçalves, Ngonguita Diogo, Roberto Ngoma e o deputado João Pinto. Com mediação do professor e diretor de Comunicação e Imagem da Fundação Dr. Agostinho Neto, escritor John Bella.

16:30h. – Palestra (no Auditório).
“Imagine na Copa – Um Mar Vermelho de Corrupção. Desdobramentos da palestra: A Missão da Literatura no Século XXI”. Com o escritor Joemar Rios, autor dos livros “Imagine na Copa” ensaio sobre corrupção e “O Filho Sábio” um manual sobre a sabedoria.

11/07/2014 – Sexta-feira.
Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris/Centro)

Das 09:30 as 20: 00h. - Feira de Livros (no Foyer e Espaço Quadrilátero).
Com exposição de editores, livreiros, sebos, escritores e autores independentes. Com a participação da UBESC e das editoras Òmnira, CEPA e muitas outras.

10:30h. – Palestra “Negros Pensadores do Brasil” (Auditório – 3º andar).
A Drª Luislinda Valois fará uma prévia do lançamento do seu livro “Negros Pensadores do Brasil” Ed. Òmnira/BA-Brasil 2014. A primeira juíza negra do Brasil, na sua obra trabalhou a imagem literária de dezenas de negros brasileiros que se destacaram fazendo um trabalho reconhecido.

11:30h. – Mesa redonda (no Auditório).
“Mídia e Literatura: uma Junção Necessária” com os jornalistas e escritores Domingos Ailton (Revista Cotoxó), Roberto Leal (Revista Òmnira) e Valdeck Almeida de Jesus (site: galinhapulando.com) e Raymundo Luiz Lopes (UEFS/Revista Sitientibus). Com a mediação do Jornalista Carlos Souza Yeshua.

12:30h. Intervalo Literário (no Foyer – térreo).
Exposição de livros, intercâmbio cultural, troca de publicações, autógrafos, venda de livros, revistas, postais e CDs poéticos.

14:30h. – Momento da Literatura Infantil (no Foyer – térreo).
Com a escritora Iray Galrão com os seus livros “Bolota uma certa jabuticaba muito esperta” e “Bia a nuvem que não queria chover”. Os escritores mirins Lucas Yuri e Ítalo Silva com o projeto Tabuleiro das Letrinhas Baianas, com contação de história, leituras de textos e bate papo, com a participação de Antonio Cedraz e a Turma do Xaxado, Sandra Popoff dentre outros.

16:30h. – Ponto de Vista (no Auditório – 3º andar).
Quadro de entrevista. Esse ano recebendo o Pastor Manassés, fundador das Instituições Manassés, responsável pelo grande trabalho social que é tirar o viciado das ruas e do mundo das drogas, ao jornalista Roberto Leal para seu site “Revista Òmnira” onde falará dos métodos, das dificuldades e da terapia, como também do seu primeiro livro no prelo, título provisório: “Uma Longa Caminhada”. Quando receberá também o título de Personalidade de Importância Comunitária” pelos relevantes serviços prestados a Comunidade baiana, oferecido pela União Baiana de Escritores.

18:00h. – Bate Papo - Outras Leituras & Sarau da Pública (Espaço Quadrilátero – térreo).
Com o músico e poeta Fábio Haendel, acompanhado de um grande recital com a participação de poetas e poetisas declamadores com a participação de vários movimentos e performances.

19:00h. – Lançamento da Revista Òmnira Nº 8 (Espaço Quadrilátero – térreo).
Que tem a participação de: Bruno Máriston, Germano Machado, Manoel Porto Lima, Valter Bitencourt, Zenir Izaguirre (RS) (Brasil), Adão Palma, Agostinho Neto, Domingas Francisco André, Ernesto Fonseca Daniel Cabinga, Faustino Nguange Simão, Gabriel Ambrósio, Isabel Cazola André, João Sanda de Miranda, John Bella, Ngonguita Diogo e Rosa Fernandes Gaspar Adão, Rosalino Van-Dúnem, Vrackichakiri Abelardo e Zenaide da Silva Leite (Angola), L. Mukurruza e Paulo Nguenha (Moçambique). A publicação é internacional. Teremos também o lançamento do livro C’alô & Crônicas Feridas Ed. Òmnira/BA-2014, 120 páginas, no formato Pocket (tamanho 18 x 10 cm) do jornalista e escritor Roberto Leal.

Entrega do título de Personalidade de Importância Cultural ao “Poeta das Flores” Wagner Américo em reconhecimento pela sua brilhante obra poética, com pronunciamento do educador e poeta Douglas de Almeida, depoimentos dos outros homenageados com o mesmo título, escritores Alberto Peixoto (Feira de Santana/BA), o jornalista e agitador cultural Clarindo Silva, professor e filósofo Germano Machado e o radialista Noel Tavares.

20:30 h.  Encerramento: Confraternização com coquetel ao final.

12/07/2014 – Sábado.
Casa de Angola (Praça dos Veteranos, 5 - Barroquinha).

10:00h. – Titulo Internacional de “Personalidade de Importância Cultural”.
A UBESC - União Baiana de Escritores entregará ao escritor e diretor de Comunicação e Imagem da Fundação Dr. Agostinho Neto, John Bella pela sua trajetória cultural em favor da divulgação da Cultura Africana, seja com os seus livros – a sua trilogia sobre a guerreira angolana Rainha Njinga, seja com as suas palestras e participações ativas em favor da divulgação dessa cultura literária. O primeiro estrangeiro a receber essa homenagem dos escritores baianos.

Outros participantes:

Escritora Amanda Brito
Poetisa Palmira Heine
Poeta Josue Ramiro Ramalho
Poetisa Audelina Macieira
Jornalista Cymar Gaivota
Secretária Delci Silva Leal
Escritora Edla Angelim
Escritor Jorge Galdino de Santana (Alagoinhas/BA)
Escritora Lene Muniz
Poetisa Malú Ferreira
Escritor Manoel Porto Lima
Escritora Neuza Brito (Feira de Santana/BA)
Escritor Valdeck Almeida de Jesus
Escritora Iray Galrão
Escritora Varenka de Fátima
Poeta Luiz Menezes de Miranda
Escritora e poetisa Emérita Andrade Ramos
Escritora e atriz Maria Prado de Oliveira
Escritor João Camilo Hernandes
Escritora Soraia Mascarenhas
Escritor e publicitário Jorge Baptista Carrano
Estudante e estagiário Roberto Leal Correia Jr
Estudante e estagiária Jeize Azevedo

Fonte: ASCOM/UBESC
Ilustração: Edmundo Simas
Curadoria: Roberto Leal
Coordenação: Carlos Souza Yeshua






Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-
© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top