segunda-feira, 14 de abril de 2014

Instituição Manassés recebe a ex-ministra Eliana Calmon

Publicado por Roberto Leal As segunda-feira, 14 de abril de 2014  | Sem Comentarios

Sr Delci, Chocolate da Bahia, Roberto Leal, Pastor Manassés, Dr [ Eliana Calmon e Capitão Tadeu
A Instituição Manassés recebeu neste domingo (13/04) a visita da ex-ministra do Supremo Tribunal de Justiça e pré-candidata ao senado pelo PSB Drª Eliana Calmon, que se fez acompanhar da atual senadora e pré-candidata ao governo da Bahia Lídice da Mata e do Deputado Estadual Capitão Tadeu, como era um dia de festa na instituição que completou 15 anos de existência no último dia 13 de março, apareceram para levar também o seu abraço ao Pastor Manassés o cantor Chocolate da Bahia, a jovem promessa do futebol baiano o atacante Alex Acarajé que foi interno da instituição e hoje joga futebol profissional, que atuou pelo Galícia no campeonato baiano e agora defende as cores do Jacobina Futebol Clube (o Jegue da Chapada), tendo ainda a presença de simpatizantes do projeto e lideranças religiosas, comunitárias e culturais.
A ex- ministra que é natural de Salvador, se destacou nacionalmente pela sua luta contra a corrupção politica que assola o Brasil e que tem hoje a grande simpatia do povo brasileiro, como  sendo a primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ), no qual ocupou o cargo de ministra no período de 1999 a 2013, sendo hoje Corregedora-Geral de Justiça e diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A atuação da magistrada foi marcada por denúncias contundentes, especialmente quando afirmou haver “bandidos de toga” na magistratura. Segundo Calmon, haveria uma infiltração de criminosos no Judiciário, que se escondiam atrás de suas posições. Como  ministra iniciou diversas investigações sobre a evolução patrimonial de juízes e procurou esclarecer acusações de improbidade. Nesse período, ocorreu a interferência do Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu várias liminares interrompendo medidas corretivas em andamento. O então presidente do STF e do CNJ, ministro Cezar Peluso, chegou a criticá-la publicamente numa moção de repúdio às declarações de Drª Eliana Calmon . Entretanto, diversos grupos de magistrados, entidades políticas e setores da sociedade civil apoiaram a magistrada, que segue sua caminhada rumo ao cargo eletivo de senadora nas próximas eleições. “É um prazer muito grande estar com vocês, me sinto honrada por estar aqui neste espaço, compartilhando dessa experiência fantástica”, destacou.
Pastor Manassés
 Na oportunidade foi apresentado aos ilustres visitantes as dependências da unidade, a dinâmica do trabalho desenvolvido em grupo, como também seus membros, coordenadores, internos e seus familiares. Dando enfase a uma abrangente integração solidária que aconteceu diante de um bate papo descontraído no auditório e que ocasionou uma troca de experiências entre os jovens internos, com depoimentos carregados de muita emoção e compartilhado com todos os presente. Mostrando dessa forma o verdadeiro trabalho social que faz o Pastor Manassés na recuperação de jovens viciados em drogas em todo Brasil. A instituição abraça para a Bahia o slogan “BAHIA        quem ama cuida!”.
A ex-ministra enfatizou a importância do trabalho feito pela instituição Manassés  e que se sentiu honrada pelo convite, ao tempo em que presenciou depoimentos de jovens que deixaram o mundo das drogas e hoje seguem fazendo carreira dentro da própria instituição, como é o caso do jovem paulista Douglas, o primeiro interno da instituição e do atual diretor da unidade de Lauro de Freitas/BA, Emerson, ambos conseguiram arrancar lágrimas do público presente, emocionando o próprio Pastor Manassés que indiferente deixou rolar pelo rosto a satisfação por esse reconhecido projeto. "Quero dizer que tenho muito orgulho de cada interno, que passou por uma de nossas 31 unidades e peço a Deus que ilumine os passos de cada um deles. A nossa luta continua!" Disse emocionado.