terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Xanana Gusmão e dez anos de Timor Leste

Publicado por Roberto Leal As terça-feira, 18 de fevereiro de 2014  | Sem Comentarios


Dez anos de história timorense
O livro, “Xanana Gusmão e os primeiros dez anos de construção do Estrado Timorense” que chega as livrarias com a chancela da Porto Editora, foi apresentado quinta-feira última por Monsenhor Ximenes Belo e Rui Marques, na sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Constitui um testemunho fundamental sobre o que foram os primeiros 10 anos da construção do Estado timorense. A importância histórica e política desta obra é confirmada pelo facto de o livro ter prefácios de Aníbal Cavaco Silva, Durão Barroso, Jorge Sampaio e António Guterres, personalidades que, em dado momento, tiveram participação directa no longo processo de autodeterminação e independência de Timor Leste.
“Hoje, assumimos, com humildade e perante a Comunidade Internacional, as nossas obrigações para com o nosso Povo. Quisemos ser nós mesmos, quisemos orgulhar-nos de sermos nós próprios, um Povo e uma Nação”. Estas palavras foram ditas por Xanana Gusmão, no seu discurso a 20 de Maio de 2002, data que entrou para a História como a da fundação da República de Timor Leste, livre e independente. Dez anos depois, esse orgulho e esse sentido de responsabilidade de todo um povo estão bem patentes nas mais de 600 páginas em que Xanana Gusmão, indiscutivelmente o rosto e a voz dos timorenses reconhecida em todo o mundo, revisita, através dos seus discursos, o que foi a primeira década de Timor Leste.
Escrito na primeira pessoa, este livro permite compreender as dificuldades e desafios que se colocam a uma jovem nação, saída de uma situação de pós conflito, na árdua tarefa de construção de um Estado de Direito democrático. O período tratado por este livro corresponde aos momentos mais significativos vividos por Timor Leste como Nação soberana e independente, sendo que os discursos versam, sobretudo, a visão do autor na construção do Estado, na promoção da paz e da reconciliação nacional, na procura da estabilidade e na consolidação das relações entre Timor Leste e a comunidade internacional, com destaque para os seus vizinhos na região e os países amigos da CPLP.
Xanana Gusmão é um líder histórico da resistência pela independência de Timor Leste, uma das mais jovens democracias do mundo. Foi o primeiro Presidente da República do país, e neste momento, exerce as funções de Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa e Segurança.

DOS PREFÁCIOS:
“Em colaboração estreita e leal com os restantes pais fundadores da República, Xanana Gusmão colocou Timor num patamar elevado, o que permite alimentar a legítima expectativa de que o contributo deste país para a paz, a segurança e a prosperidade coletivas será cada vez maior.”, refere o Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, no seu prefácio, intitulado ‘Xanana Gusmão, um dos Pais Fundadores da República’.

Para José Manuel Durão Barroso , cujo prefácio leva o título ‘Timor Leste: uma inspiração para o mundo’, “A luta timorense narra-se na primeira pessoa do plural e o verdadeiro herói foi todo o seu povo. Mas Xanana Gusmão foi um dos personagens maiores dessa luta e tornou-se um verdadeiro símbolo do Timor Leste independente.” Já Jorge Sampaio, ex-Presidente português, no seu texto, intitulado ‘A importância de ser Xanana Gusmão’ refere que “a consolidação do regime constitucional, cujo registro está feito na coleção das intervenções políticas de Xanana Gusmão, torna, por definição, as instituições mais importantes do que os homens. Mas, no nosso tempo, poucos tiveram, como Xanana Gusmão, o privilégio de serem os fundadores de uma nova nação.” Para António Guterres, ex-chefe do governo português, “a visão, a coragem e a liderança de Xanana Gusmão galvanizaram o heroísmo do povo de Timor Leste e acabaram por tornar possível a independência deste belo país – um sonho em que muitas pessoas tinham deixado de acreditar há muito tempo.”

Fonte: Internet

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top