sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Biblioteca em Salvador cresce e precisa de ajuda

Publicado por Roberto Leal As sexta-feira, 10 de janeiro de 2014  | Sem Comentarios

A casa da tia Jana
Um ponto fundamental para o crescimento cultural da Comunidade é a instalação de uma Biblioteca Comunitária em qualquer que seja o espaço, desde que tenha livros e um desafio a enfrentar, que é levar o público leitor e os curiosos a freqüentarem esses espaços e usufruírem desse entretenimento cultural, da melhor qualidade a um preço de 0800 estantes. Louvável a ação de pessoas como a Zanilza Ventura, filha da Senhora Jana, que doou a “casinha humilde” onde funciona a Biblioteca Comunitária Tia Jana (em homenagem a doadora), Zanilza que é coordenadora dentro do Projeto Tok Literário, que junta aos mediadores Jane Santos e Adriano Costa realizam um trabalho cultural, em um espaço quase que escasso, diante da grandiosidade do projeto, com as mínimas condições de estrutura, mas conseguem levar as atividades a crianças e adolescentes da região, na busca pelo incentivo a leitura e levando em conta que a cultura é uma alternativa para a juventude ter contato com o seu futuro.

O bom convívio com os livros
A Biblioteca Comunitária Tia Jana (foto) está situada na Rua General Figueredo, Nº 13 E, no bairro de Águas Claras, periferia da Capital baiana – Salvador, uma casa humilde pelo seu tamanho e acanhamento estrutural, mas imensa pelo êxito empreendido e conquistado, que é o de ser transformada em uma biblioteca especializada em obras de escritores baianos, essa é idéia inicial e que é a menina dos olhos do projeto. Como as coisas não andam fáceis e em dias de muitas vacas magras para todos. Está muito difícil de manter a receita da biblioteca, que vive de doações! Aceitando doação livros novos de autores baianos e pedindo também a iniciativa privada que possa ajudar na reforma das instalações do imóvel e a sua ampliação, com a criação de mais um andar/mezanino, já que o espaço atual não é suficiente para o número de visitantes que recebe ao dia, nem amplo para suportar o crescimento do acervo.

Editor Roberto Leal entregando livros
A biblioteca aceita doações pelo telefone (71) 8762-6143, mais informações e-mail: polodeleituratokliterario@hotmail.com Percebe-se a olhos nus para quem visita o local, que o trabalho começa a colher frutos, com a manutenção de atividades culturais, a aquisição de obras, a busca por contatos e apoio. E é diante da solidariedade e da parceria com o Instituto C&A que atualmente ajuda a manter o Projeto Tok Literário, não deixando que essa maravilhosa iniciativa seja interrompida. Ainda no mesmo bairro encontra-se a Biblioteca Comunitária Sandra Martini, que tem como coordenadora Patrícia Dantas que tem como mediadora Priscila Souza, que são colaboradores do mesmo projeto. A Biblioteca Comunitária Sandra Martini, fica situada no Convento das Irmãs Franciscanas da Imaculada, no bairro de Águas Claras, em Salvador. Que também apóia a iniciativa.

O projeto dialoga com a UBESC - União Baiana de Escritores que estará trabalhando a indicação de autores para colaborar com os projetos das bibliotecas, fechando parceria com a Editora Òmnira, que colabora com doação para o acervo literário de obras de autores baianos. Um total de 5 bibliotecas formam a constelação do projeto Tok Literário.
Texto: ASCOM/UBESC

Fotos: Roberto Leal  Jr

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top