segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Salvador sedia III Encontro de Escritores

Publicado por Roberto Leal As segunda-feira, 7 de outubro de 2013  | Sem Comentarios

Jornalista Roberto Leal presidente da UBESC
Em meio a dezenas de feiras e bienais do livro acontecendo por todo país, que sobrevive transpirando literatura por todos os poros, o ENEBI se faz destacar como o irmão mais novo de todos os movimentos literários em grupo. Nos dias 10 e 11 de outubro, quinta e sexta-feira respectivamente, estará acontecendo em Salvador, o III ENEBI - Encontro de Escritores Baianos Independentes, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Rua Adelaide Fernandes da Costa, s/n – Costa Azul). Uma realização da União Baiana de Escritores e Fundação Òmnira, com o apoio da Fundação Pedro Calmon, da APUB - Associação dos Professores Universitários da Bahia, da Cantina da Lua e do site: Galinha Pulando.com, o encontro tem a curadoria do jornalista e editor Roberto Leal. O evento que acontecerá por dois dias, terá na sua programação: palestras, mesas-redondas, lançamento de livros e revistas, exposição de publicações de escritores baianos, recital poético, promoção de intercâmbio cultural, sorteio de publicações e coquetel de confraternização no encerramento do encontro que terá a participação de poetas, escritores, jornalistas, editores, professores, palestrantes e o público. 
O objetivo do ENEBI - Encontro de Escritores Baianos Independentes é a integração da classe, visando o intercâmbio de idéias, o surgimento de novas oportunidades e pólos de discussões, buscando uma melhor política cultural para o desenvolvimento de projetos e publicações de escritores baianos independentes. Participarão do encontro, profissionais das áreas a serem discutidas que serão convidados e estará à disposição dos participantes para esclarecer dúvidas e oferecer um melhor entendimento quando o assunto for literatura independente, comunicação, leitura, publicação e divulgação de projetos. Esse ano o ENEBI homenageia o líder negro sul africano Nelson Mandela. 
Vasta programação: Palestra de abertura com o professor Antonio Milton Almeida “Hermenêutica e Poética: A experiência em tempos Pós Modernos”; ainda teremos a Palestra “Concrecoisa”, a cerca da poesia concreta, com o jornalista (ex Jornal A Tarde) César Rasec, que define em seu site a poesia concreta assim: “Concrecoisa é imagem, é palavra, é idéia, é filosofia, é ciência, é qualquer coisa. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é a Concrecoisa”; a palestra da professora de letras da UESB, Zilda Freitas, “Mito e Identidade Nacional na Poética de Fernando Pessoa” que virá acompanhada do lançamento do livro que dá título a palestra; a mesa redonda: “Novas leituras, novos leitores: o papel da escola” com a professora e escritora Adriana Abreu (UESB), educadores e professores Marcelo de Oliveira Souza e Carlos Souza, com o agitador cultural Douglas de Almeida... 
O encontro desse ano terá como atração à participação da primeira juíza negra do Brasil, a hoje desembargadora Luislinda Valois, que será entrevistada no quadro “Ponto de Vista” quando falará das últimas manifestações que sacudiram o país, de discriminação racial e de literatura, in foco seu próximo livro “Negros do Brasil”; será entregue o título de “Personalidade de Importância Cultural” ao poeta e educador Douglas de Almeida, das mãos do jornalista Roberto Leal que é presidente da União Baiana de Escritores, título concedido pela Fundação Òmnira anualmente a personalidade que se destaca fazendo um trabalho sócio-educativo-cultural na nossa cidade. 
Dentre tantas outras abordagens, teremos: o coquetel de posse da diretoria da União Baiana de Escritores e o lançamento do Projeto infantil “Tabuleiro das Letrinhas Baianas” que é um coletivo de autores de literatura infantil e infanto-juvenil. O grupo pretende dar visibilidade para o autor que desenvolve a maior parte do seu trabalho na Bahia. Objetiva também que o público poderá conhecer melhor a obra e linha editorial adotada por esses escritores. Os autores promovem o projeto. Cada um com o seu estilo, o seu modo de escrever e traduzir a poesia, a imaginação e a pureza da infância. O leitor é o convidado para provar dessas delícias e ficar por dentro das histórias que movimentam o mercado editorial baiano. Nesse ambiente de celebração têm histórias para todos os gostos, apresentadas pelo próprio autor. 
Autores que terão obras expostas: Antonio Cedraz, Iray Galrão. Lucas Yuri, Malú Ferreira, Nadja Nunes e Sandra Popoff. O poeta Tiago Oliveira contará a história de Zé o Gato Preto da Sorte 2, a continuação da Saga do gato mais simpático da cidade e que vai invadir o Brasil através das telas do cinema. As poetisas Ametista Nunes, Emérita Andrade, Maria Lúcia, Maria Prado de Oliveira, Lene Muniz e Rosevany Farias, dentre tantos outros escritores. 
Teremos ainda dentro da programação recital de poesia com os poetas Tiago Oliveira, Edgar Velame, Douglas de Almeida e Marcos Peralta. O lançamento da “Revista Òmnira” com autores de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e USA; o lançamento dos Livros "Coração Amargo em Flor" da poetisa Audelina Macieira. “Zé da Binha: O Dom Quixote do Sertão” do escritor João Camilo Hernandes, ambas as publicações da Editora Òmnira/BA. “As Noventa e Nove Moedas de Ouro” Ed. Armazém Cultural/CE, livro de conto de exemplo recriado em cordel pelo escritor e poeta sertanejo José Walter Pires, que vem lá de Brumado, teremos ainda exposição de obras de Editoras entre elas Òmnira e Artpoesia. E vai ter literatura pra não acabar mais! Informações www.fundacaoomnira.com.br ou lealomnira@yahoo.com.br (71) 8688-8096 / 9722-6805. 
Texto: Roberto Leal 
Fonte: ASCOM/UBESC

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-
© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top