quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Na Felisquié uma Homenagem toda Prosa & Poesia

Publicado por Roberto Leal As quinta-feira, 24 de outubro de 2013  | Sem Comentarios

A Festa Literária do Sertão de Jequié mais uma vez chama a atenção do mundo literário, da arte e da cultura de livre expressão para a cidade de Jequié, um cenário litéro-artístico-cinéfilo-cultural internacional se forma de maneira a divulgar a cultura e a arte daquela região. Com o sugestivo slogan “O encontro da poesia de Wally Salomão, Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi com a crônica de Rubem Braga” a segunda edição da FELISQUIÉ vai fazer acontecer uma tripla homenagem em nome da arte, da poesia, da musica e da literatura. 
O poeta Wally Salomão sempre lembrado
O evento que tem realização da Academia de Letras de Jequié–ALJ, em parceria com a Pró–Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, com o SESC e ainda com os  projetos Papo Lírico e Fala Escritor.  
A Festa Literária na sua segunda edição homenageia os poetas, os baianos Wally Salomão (jequieense) e Dorival Caymmi, o carioca Vinicius de Moraes e o cronista capixaba Rubem Braga. A Festa Literária do Sertão de Jequié é uma grande feira aberta para visitação e deleite dos amantes da literatura, esse ano acontece de 26 a 29 de outubro, em Espaços Acadêmicos e Culturais, como o Campus de Jequié da UESB, o Auditório do SESC, o Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães e também a Praça Rui Barbosa, na conhecida e aconchegante cidade do Sol, Jequié, na Bahia.
Segundo o curador da FELISQUIÉ, jornalista e escritor Domingos Ailton, esta  edição prestará homenagens ao poeta jequieense Wally Salomão, que estaria completando 70 anos de vida neste ano de 2013, e ao centenário de nascimento de Dorival Caymmi, Rubem Braga e Vinícius de Moraes. Para tanto foram convidados familiares e estudiosos da obra desses artistas, dentre eles já confirmou presença o poeta e produtor cultural Jorge Salomão, que está preparando um livro biográfico sobre o irmão Wally, os escritores,  Aleilton Fonseca,  Antonio Torres, Carlos Ribeiro, Maria Lucia Martins, Mariana Paiva, Mouzar Benedito, Kátia Borges,  Roberto Leal, Stella Caymmi e Valdeck Almeida de Jesus entre muitos outros nomes da literatura baiana e brasileira. 
Como as imagens também prometem muito. O cineasta Robinson Roberto apresentará e comentará dois filmes ligados à vida e obra do poeta homenageado, o baiano-jequieense Waly Salomão: "Gregório de Mattos", de Ana Carolina, onde Wally, como ator, interpreta o grande poeta; e "Pan-cinema permanente", um documentário de Carlos Nader sobre o próprio Waly Salomão. Jóias raras do Cinema Brasileiro. Está confirmada também a presença do cineasta e escritor paulista Eduardo Coutinho.  Dentro da programação o público terá: palestras, conferências, lançamento de publicações, bate-papo, ocorrerão também oficinas de criação literária de poesia, crônica e conto, comunicações acadêmicas de trabalhos literários, recitais, apresentações e manifestações culturais e exposição de livros de escritores e editores baianos. 
No último dia da Festa, dia 29 de outubro,  Dia do Livro, ocorrerá uma Feira de Livros na Praça Rui Barbosa, com a presença de editoras, editores, escritores e poetas.  A Editora Òmnira e a União Baiana de Escritores estarão lançando a “Revista Òmnira” publicação com trabalhos de autores de Angola, Guiné–Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e USA e expondo um catalogo diversificado de obras de escritores contemporâneos  baianos, dentre elas a Coletânea Poética Internacional “13”, com autores do Brasil e Angola e recentemente lançada, a antologia poética “Letras Contemporâneas”, “C”alô & outros poemas” romance poético do escritor Roberto Leal, “Coração Amargo em Flor” de poetisa Audelina Macieira e “Zé da Binha: O Dom Quixote do Sertão” do escritor João Camilo Hernandes.  Acompanhe as notícias sobre a FELISQUIÉ e faça já sua inscrição. Mais informações:  http://felisquie.blogspot.com.br/
Texto: Roberto Leal
Foto: Divulgação
Fonte: ASCOM/UBESC
 
 
 
 

 

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top