sábado, 27 de julho de 2013

Brasil e Angola fazendo a literatura acontecer

Publicado por Roberto Leal As sábado, 27 de julho de 2013  | Sem Comentarios

Em noite de "13" a literatura brilhou
A Editora Òmnira lançou mais uma de suas obras, a Coletânea Poética Internacional "13", no dia 13 de maio (uma segunda-feira), às 19:13h no Espaço Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado (Rua General Labatut, 27 – Barris, Salvador/BA-Brasil) por sinal, um concorridíssimo lançamento, o que se repetiria também em Jequié, no Campus da UESB, no dia 11 de junho (uma terça-feira), as 19 horas. "O sucesso da publicação está no conjunto, na ideia inovadora e na busca pelo intercâmbio cultural entre povos, nações e uma mesma língua: a poética" afirma o jornalista e editor Roberto Leal, organizador da publicação. O livro tem a participação de 10 poetas brasileiros e 3 angolanos. A apresentação da obra é composta da opinião de 13 personalidades de importância literária, sobre o conteúdo poético e valores individuais, entre os apresentadores estão os jornalistas e escritores Carlos Souza (UBE/BA), Domingos Ailton (Revista Cotoxó), Mariana Paiva (A Tarde), Valdeck Almeida de Jesus (site Galinha Pulando.com) e Germano Machado (CEPA), a escritora e atriz Maria Prado de Oliveira, os poetas Douglas de Almeida e Carlos Alberto Barreto e o escritor Itaberaba Lyra. A orelha da obra é do escritor Marcelo de Oliveira Souza. 
Os 13 poetas que participam do livro são: Adriana Abreu, Antônio Milton, Antônio Santana, Audelina Macieira, Edival Rosas, Edson Costa, Maria Cavalcante, Mileide Machado, Noeli de Carvalho e Zilda Freitas (Brasil), Felisberto Rolando, João Sanda e Rosalino Van-Dúnem (Angola). A idéia de produzir a obra surgiu de um bate papo entre escritores em plena Feira de Literária do Sertão de Jequié, a Felisquié, em outubro do ano passado (2012), o projeto tem como objetivo homenagear o ano de 2013, que segundo a astrologia será o ano da literatura. E como se trata de uma numeração mística, que vem sempre acompanhada de muito mistério, superstições e lendas, na obra não foi diferente, são 13 poetas, que escreveram 13 páginas cada, é apresentados por 13 apresentadores que escreveram juntos 13 páginas também, Um total de 13 amuletos da sorte retratam a arte/capa da obra e o próximo lançamento está marcado para o mês de dezembro em Luanda, capital de Angola. “Nas páginas do livro, nossas imagens poéticas transformam-se em palavras escritas e são inescrupulosamente doadas ao leitor”. Opina a poetisa e professora Zilda Feitas. 
 Além do misticismo será possível buscar uma grande positividade nas poesias dos poetas brasileiros, como conhecer um pouco a poética característica da África sofrida e que carrega também o romantismo patriótico e familiar do povo angolano, “Traz uma mensagem de paz e irmandade, manifestada na matriz da literatura angolana, baseada na realidade cultural e na vivência cotidiana do povo angolano”. Disse o poeta evangélico João Sanda. O poeta angolano João Sanda, trabalha o lançamento da publicação em Luanda, capital de Angola, o que deve acontecer entre os meses de novembro e dezembro, diante da possibilidade da presença de escritores brasileiros ao evento. Mais informações: (71) 8688-8096 / 9722-6805, e-mail: lealomnira@yahoo.com.br ou ainda site: www.fundacaoomnira.com.br. Coletânea Poética Internacional “13” Ed. Òmnira/BA-Brasil 2013, 188 pág. Preço do livro R$ 25 (Brasil) ou USD 15 (Angola).

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top