sábado, 23 de fevereiro de 2013

Editora Òmnira lança "Letras Contemporâneas"

Publicado por Roberto Leal As sábado, 23 de fevereiro de 2013  | 4 Comentario

Um conjunto de novos valores
A Editora Òmnira inaugura um novo ciclo literário na Bahia, com o lançamento da antologia Letras Contemporâneas, no próximo dia 8 de março (sexta-feira), às 19 horas, na Biblioteca Pública do Estado (Rua General Labatut, 27 – Barris, Salvador/BA). “Esta labuta com literatura deve continuar, pois o celeiro é grande e a fome de leitura aumenta a cada dia. Novas frentes de batalha se abrem, desafios se colocam no percurso e o espírito guerreiro deve ser alimentado todo dia para fazer frente a novas demandas.” Escreveu na sua apresentação o poeta e escritor Valdeck Almeida de Jesus.
A obra tem a participação de 10 escritores, são eles: Audelina Macieira, Celina Moniz, Helena Pires (in memoriam), James Martins, José Cupertino, Magno Tozonna, Rudival de Amparo, Tiago Oliveira, Vera de Carvalho e Vinicius Cardoso, a publicação faz homenagem a dois jornalistas que muito trabalharam pela divulgação dos autores novos na Bahia, como também em todo país, são eles Frederico de Souza Castro e José de Souza Pinto mais conhecido como “Zanoto”, Fred atuou nos anos 80 no Jornal A Tarde, com sua coluna “Livros” e Zanoto no Jornal Correio do Sul, de Varginha/MG, com a coluna “Diversos Caminhos”, ambas literárias e ambos muito queridos no universo literário brasileiro.

E foi se aprofundando na temática que escreveu texto de contracapa intitulado de “Quem eram as letras?” o jornalista e editor Roberto Leal, resumindo a obra. “As palavras marcham firmes, marcham ordeiras, armando estratégias e liderando revoluções, abrindo leques de discursões e assumindo trincheiras... Elas Formalizam diálogos, redescobrindo ensinamentos; abreviando tristezas, grifando destinos; prolongando felicidades, buscando a perfeição; traduzindo ensinamentos, formando mestres; indicando o futuro, solidificando relações; grafando papéis, proporcionando descobertas; decorando cadernos, pedindo impeachment; submetendo pensamentos, traindo o analfabetismo; falando por todos, transmitindo fatos; soltando o verbo, caçando Marajás; adjetivando frases, pressionando o saber; respeitando opiniões, ecoando seu grito; assinando a paz, disseminando cultura; revertendo situações, revelando valores; desmascarando sistemas, emergindo talentos; derrubando ditaduras, abrindo grilhões; libertando vozes, confessando paixões; construindo versos, revelando amores e vivenciando canções... As palavras marcham firmes, ao extermínio de todas as lutas, levantam bandeiras, domam a ignorância, promovem negociações, limitam a guerra, amenizam a fome, dão sentido a miséria, condenam a corrupção, digladiam com a democracia, que lhe derrotam o poder, de se fazer Justiça... Isso é Letras Contemporâneas!”.

Essa é uma das 44 obras publicadas pela Editora Òmnira, que no dia 25 de março estará completando 14 anos de uma trajetória literária vitoriosa no mercado editorial brasileiro, que nasceu e se criou na Bahia. Letras Contemporâneas. Ed. Òmnira/BA-2013, 164 páginas – R$ 25. Mais informações: (71) 8688-8096 / 9722-6805 ou lealomnira@yahoo.com.br, como também: www.fundacaoomnira.com.br
Fonte: ASCOM/Fundação Òmnira

1. Cumprimento os idealizadores de Letras Contemporâneas e a todos os escritores participantes. Lamento não estar incluída.

Amélia Luz - Pirapetinga/MG

ResponderExcluir
    Respostas
    1. lealomnira@yahoo.com.br para publicar e participar dos nossos projetos faça contato... Valeu e grande abraço!

Excluir
  2. como posso participar também acho tão importante esse trabalho é finíssimo demais amei...

ResponderExcluir
    Respostas