terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Madonna constroi dez escolas na África

Publicado por Roberto Leal As terça-feira, 1 de janeiro de 2013  | Sem Comentarios

Madonna e  Lourdes Maria em visita ao Malauí
A cantora Madonna anunciou por meio da sua fundação beneficente, a Raising Malawi, que ajudou a construir mais 10 escolas primárias no Maláui este ano. O projeto, parceria entre a cantora pop, a Fundação Raising Malawi e a ONG norte-americana buildOn, beneficiará mais de 4.800 crianças no país. Segundo o site da fundação, as escolas estão localizadas em áreas rurais do Maláui, e as obras foram concluídas 6 meses antes do previsto, para tanto 6 das escolas já se encontram em pleno funcionamento, as outras entrarão em operação agora em janeiro de 2013.

No comunicado disse  a rainha do pop  "Estou muito feliz que meu comprometimento ao lado da buildOn na educação das crianças do Maláui finalmente gerou frutos. Em um país, onde meninas têm pouquíssimas oportunidades de estudo, é realmente inspirador saber que mais da metade dos estudantes serão meninas. O fato de mais de 4.800 crianças do Maláui poder ir à escola no próximo ano é um enorme passo para seu crescimento individual”.

Além de Lourdes Maria e Rocco que são filhos biológicos, a cantora Madonna tem dois filhos que foram adotados no país: David Banda em 2006 e Mercy James que foi adotada em 2009. De acordo com a Unicef, apenas 26% dos meninos e 16% das meninas do Malauí completam a escolaridade primária, devido a pobreza e pela falta de escolas no país. Quase 40% de sua população vivem com menos de um dólar por dia, abaixo da linha da pobreza.

A frente da organização Raising Malawi, Madonna pretende formar mil jovens por ano. A ideia inicial era construir uma academia apenas para meninas, mas o projeto foi abortado em março do ano passado. Em entrevista, a cantora afirmou que está feliz por levar educação ao dobro de crianças do que pretendia incialmente. Vale lembrar que o pais africano está entre os 20 países com o pior índice de desenvolvimento humano (IDH) do planeta.
Fonte: ASCOM/Fundação Òmnira