sábado, 22 de dezembro de 2012

Publicado por Roberto Leal As sábado, 22 de dezembro de 2012  | Sem Comentarios


PSOL/BA envolto em mistérios, revolta e crise
Soldados do Exercito 50 se dizem esnobados pelo vereador Hilton Coelho

Mesmo tendo elegido o primeiro vereador da sua história em Salvador, as coisas não andam boas no PSOL, o que vem descambando para um clima de total desconfiança. Denúncias vazaram desde o período de campanha, que o grupo do vereador Hilton Coelho vem se privilegiando em detrimento das minorias internas do partido, acusações de que o horário eleitoral do partido foi usado prioritariamente a favor de alguns, o que proporcionou a revolta de outros candidatos, que por sua vez buscaram refugio em outras legendas, como foi o caso de Eduardo Soares, Jadson Dias e Robson Barreto dentre outros, que trabalharam na campanha vitoriosa do candidato eleito ACM Neto (DEM).
A APS-Ação Popular Socialista corrente interna da qual o vereador Hilton Coelho é dirigente, brigou recentemente a nível nacional, para expulsar do partido o único senador, Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) e o prefeito eleito de Macapá/AP, Clésio Luís. Numa votação apertada, a Executiva Nacional do PSOL decidiu nesta quinta-feira não levar para o Conselho de Ética do partido o prefeito eleito de Macapá, Clésio Luís, e Edmilson Rodrigues, candidato derrotado à prefeitura de Belém. Clésio se elegeu prefeito com o apoio do DEM e de parte do PSDB do Amapá. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff foram os cabos eleitorais de Edmilson no segundo turno.

Revolta e Crise
As criticas mais recentes que foram passadas dão conta de que o parlamentar organiza seu mandato sem nenhuma possibilidade de participação, controle ou observação da cúpula do partido o que vai de encontro ao estatuto e contra seu próprio discurso muitas vezes repetitivo de controle social dos espaços de poder... Dão conta ainda que o parlamentar escolheu não dialogar com os candidatos derrotados  da legenda, mas que contribuíram para a construção desse primeiro mandato, ignorando uma aproximação corporativista e de cooperação, como também priorizando os encontros e reuniões para os membros da APS.

Acusações denotam que a APS age como se fosse dona do partido na Bahia, corrente interna forte, poderio absoluto em assembleias, encontros e resoluções internas, o que subversivamente faz dela o terror do partido. Temendo um mandato a mão de ferro da APS e não do PSOL, que é a quem pertence o mandato, ex-candidatos vão se reunir para ver que providências tomar e que rumos serão dados a esses questionamentos.
A aprovação da resolução nesta quinta-feira pela maioria do partido, vem com a desculpa  de que o partido saiu vitorioso com a eleição de 49 vereadores - dos quais, 21 são de capitais e dois prefeitos,  foi eleito Gelsimar Gonzaga para Prefeitura de Itaocara (RJ), além de Clésio Luís em Macapá (AP). Além disso, comenta-se que o PSOL também está decidido a lançar candidatura própria em 2014 à sucessão da presidente Dilma Rousseff.

Heloisa Helena lidera debandada
Com os rumores da possível saída da ex-senadora Heloisa Helena e que em aliança com Marina Silva, estudam a possibilidade do surgimento de uma nova legenda, simpatizantes já ensaiam uma debandada do partido, na esperança de ingressar na nova legenda e continuar acompanhando a trajetória vitoriosa dessa mulher guerreira, honesta e humilde, que é a vereadora eleita por Alagoas, Heloisa Helena (campeã de votos - elegendo mais um). Sobre o novo partido que pode ser batizado de PSV- Partido Socialista Verde, ou até quem sabe PSDS-Partido Socialista Democrático e da Sustentabilidade, no seu artigo “Da queixa a arte” da Folha de São Paulo, de sexta-feira, página A 2, a ex-senadora e ex- ministra do Meio Ambiente do governo Lula, Marina Silva escreveu.  “Sobre isso vale a pena iniciar uma agenda de conversa. Com todos: lideranças politicas, pessoas de movimentos sociais, juventudes, academia e uma multidão de amigos e colaboradores da campanha de 2010”.

Roberto Leal
Jornalista

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top