quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Festa Literária promovida pela UESB em Jequié tem nova data

Publicado por Roberto Leal As quarta-feira, 24 de outubro de 2012  | Sem Comentarios


 
Livros da Editora Òmnira
Foi a diada para os próximos dias 29/30 de novembro a 1 de dezembro,  a Festa Literária do Sertão de Jequié, que será realizada pela UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em parceria com a Academia de Letras de Jequié (ALJ), e que seria nos dias 8, 9 e 10 de novembro , o evento tem a curadoria do escritor e jornalista Domingos Ailton. Esta é a primeira vez que uma cidade do sertão baiano recebe um evento desse porte, uma festa literária, onde estarão presentes grandes nomes da literatura.  O centenário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado será lembrado em forma de homenagem no evento e o pernambucano Luiz Gonzaga o “Rei do Baião” também será lembrado.
Dentro da programação a participação do presidente da União Brasileira de Escritores (UBE/SP), o escritor e jornalista Joaquim Maria Botelho, que irá proferir a conferência “A Literatura no contexto atual do Brasil”. Joaquim Botelho também fará parte de mesa redonda juntamente com a jornalista e escritora carioca Rogéria Gomes, e com os também  jornalistas e escritores baianos Carlos Ribeiro e Carlos Souza, sobre literatura e jornalismo. Já o escritor, jornalista e sociólogo Mouzar Benedito ministrará a oficina “Mitologia Brasileira”, e o professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Erisvaldo Pereira dos Santos irá conduzir a palestra “Religião de matriz africana na literatura de Jorge Amado: a propósito do texto ‘O compadre de Ogum’”.

Teremos também o cineasta Tuna Espinheira, que debaterá sobre o processo de adaptação de uma obra literária para as linguagens cênica, cinematográfica e televisiva, com a escritora Rogéria Gomes e o vice-coordenador do curso de Teatro da UESB, Roberto de Abreu. A obra de Jorge Amado será abordada pelo escritor e jornalista Domingos Ailton e pela professora do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) da UESB, Adriana Abreu. Já para discutir a relação da cidade com a contracultura dos anos 60, será tema de debate entre os cineastas Tuna Espinheira e Robison Roberto, com a participação do artista plástico Dicinho.

Os escritores e agitadores culturais Valdeck Almeida de Jesus (Galinha Pulando.com), Roberto Leal (Fundação Òmnira) e Carlos Souza (UBE/BA) discutirão o processo de produção e circulação de um livro, traduzindo a conversa na trajetória de construção de uma publicação: o livro até a chegada ao leitor! “O Poder de Transformação da Literatura” terá como debatedores os escritores Domingos Ailton, Carlos Ribeiro, Morgana Gazel e a professora do DCHL da UESB, Zilda Freitas. “Cultura Nacional, Modernidade e Globalização” será o tema da palestra do professor jequieense da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Luciano Costa Santos.

A produção literária do cordelista Cuíca de Santo Amaro se fara presente em palestra e exibição de filme do jornalista e documentarista Josias Pires, autor da série da TVE Bahia “Singular e Plural”. A Academia de Letras de Jequié empossara novos membros, no primeiro dia do evento, teremos ainda exposição de livros de autores baianos e sessão de autógrafos ao final de cada palestra, o público poderá participar ainda de oficinas de criação literária entre elas a “Oficina de Contos”, que será ministrada pelo escritor e professor da UNEB, Vitor Hugo Martins.
   
Roberto Leal
Jornalista

Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

0 comentários:

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top