terça-feira, 25 de setembro de 2012

Germano Machado lança “Tempo Decorrido e Outros Tempos”

Publicado por Roberto Leal As terça-feira, 25 de setembro de 2012  | Sem Comentarios

O CEPA – Círculo de Estudo Pensamento e Ação lança neste sábado, dia 29, às 15h, a 4º edição do livro Tempo Decorrido e Outros Tempos (Ed. Cogito, 120 páginas – R$ 30,00), de autoria do professor e jornalista Germano Machado. O evento ocorrerá na Capela da Faculdade 2 de Julho, Rua Leovigildo Filgueiras, nº 81 – Garcia, com entrada franca. Dentro da programação cultural, muita música e poesia, seguido de coquetel e sessão de autógrafo do autor. Haverá também a posse da nova diretoria do CEPA.
Na ocasião, a entidade entregara títulos a cepistas, personalidades e grupos de destaque no cenário cultural e educacional da Bahia. Na oportunidade, a nova gestão do CEPA anunciará dois novos projetos: “Eu Sou Cepista”, e “Amigos do CEPA”, que trata-se de um programa de parceria com a finalidade de angariar recursos para a manutenção da instituição.
Na publicação, o professor Germano Machado faz um resumo dos mais de 60 anos de história do Circulo de Estudo Pensamento e Ação, uma instituição cultural que tem o objetivo de estimular e desenvolver atividades culturais, sociais e recreativas, como cursos, palestras, oficinas, conferências, pesquisas, exposições culturais, recitais poéticos, atividades filosóficas e teológicas. Desenvolvendo ainda um trabalho de edição de livros, jornais e revistas.
Germano Machado é jornalista, professor e escritor. Formado em Jornalismo pela primeira turma da Universidade Federal da Bahia, em 1954, fundador presidente do Círculo de Estudo Pensamento e Ação-CEPA, entidade com mais de 60 anos de existência. Foi diretor da Imprensa Oficial da Bahia, lecionou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Universidade Católica de Salvador (UCSal) e Escola Técnica Federal da Bahia. É autor de diversos livros, entre eles: “Pensamento de Ruy Barbosa”, “Sintetismo: Filosofia da Síntese”, “Thomas Merton: Uma figura universal”, “Um Glauber Inegável” e “Cosmovisão e Cosmovidência de Rui Barbosa”. Pertence à Academia Baiana de Educação, à Academia de Letras e Artes do Salvador e à Academia Artes e Letras Mater Salvatoris.