sábado, 17 de março de 2012

O Fala Escritor deu o que falar

Publicado por Roberto Leal As sábado, 17 de março de 2012  | 1 Comentario

Com uma bombástica palestra do professor e escritor Germano Machado, o Projeto Fala Escritor, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, nessa noite de sábado (17/03) no auditório Glauber Rocha, que por sinal foi o homenageado da noite pelo palestrante, que também foi homenageado por vários dos seus filhos e alunos literários, recebeu um grande publico, surpreendentemente no espaço todos foram acomodados... Professor Germano Machado falou sobre a trajetória do cineasta Glauber Rocha, que iniciou carreira no CEPA-Circulo de Estudo Pensamento e Ação, nos anos 50 e falou também da sua carreira literária e jornalística, autografou o seu livro Um Glauber Inegável - ED. CEPA/2001 e mostrou grande poder de fogo literário, ao longo dos seus 85 anos de assimilada idade.

Dentro da programação se apresentaram em um recital ao bom gosto publico, poetas como Luiz Menezes de Miranda, Pareta Calderash, Josue Ramiro Ramalho, Varenka de Fatima, Ivan de Almeida, Jose Abade, Tassio Revelat, Nildes Trigueiros dentre tantos outros... Acompanhando todo esse desenrolar cultural, entre uma poesia e outra, entre um depoimento e outro, o publico se deliciou com as canções atiradas no auditório e que desfilavam na maravilhosa voz de Iara Castro... Um dos momentos mais emocionantes foi quando o poeta Jorge Carrano recitou poema recente em homenagem a sua falecida mãe.

O evento tomou corpo ainda na segunda parte do espetáculo quando se apresentou para o publico a escritora Nádia São Paulo, trazendo na sua fala, lados diversos de personagens do seu romance policial “O Mistério da Casa na Praia”, que também teve sessão de autógrafos para os presentes. Do projeto Fala Escritor, da sua coordenação estiveram presentes, os jornalistas Carlos Souza e Cymar Gaivota, os poetas Leandro de Assis, Pinho Sannasc, Jorge Carrano e o incansável Valdeck Almeida de Jesus, o principal articulador do grupo e membro fundador do projeto, que envolto em uma nuvem de felicitações, irradiava satisfação com o sucesso do projeto.
Ate que a jornalista Cymar Gaivota levasse a mais apimentada atividade ao auditorio Glauber Rocha, com o seu belissimo documentário "Martins Gonçalves e o teatro baiano: na mala muitas ideias", o decumentário tem como maior objetivo o resgate do teatro baiano dentro da sua trajetória vitoriosa e participativa no teatro nacional.
Em uma semana de muita exibição Castroalvina, de inesquecível Dia Nacional da Poesia, com o nascimento de Glauber Rocha quase esquecido da mídia baiana, como também o de Patativa do Assaré, todos no mesmo período. O Projeto Fala Escritor esteve na hora certo, em um certo local quando memorizou na pessoa de Germano Machado para levar parte desse seu legado literário aqueles desconhecedores daquelas ricas interpretações, falas, explanações e informações.

Fonte: ASCOM/Fundação Òmnira


Arquivado Em :
Sobre o autor

Escreva a descrição de administração aqui ..

Um comentário:

  1. É isso aí irmão,vamos mostra os excelentes escritores da nossa Bahia.Bjs de varenka

    ResponderExcluir

-

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

-

-

-

-

-

-

-

-


© 2013 Revista Òmnira. Traduzido Por: Template Para Blogspot. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger template. Roberto Leal by Blogger.
back to top