segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

N'um Natal diferente, ganhe livro de presente

Publicado por Roberto Leal As segunda-feira, 26 de dezembro de 2011  | Sem Comentarios

Escritores unidos por um livro mais conhecido

O projeto até que poderia se chamar “faça um Natal inteligente dando livro de presente ou por um Natal diferente leve um livro de presente” ou coisa parecida, a iniciativa da UBE-União Brasileira de Escritores/Núcleo Bahia, com o apoio das Editoras Òmnira, Cogito, CEPA, do Projeto Fala Escritor e do Site Galinha Pulando. Inicialmente o objetivo era de fazer as letras navegarem pela Baia de Todos os Santos, as palavras trafegarem por todas as BR’s do país, de forma a fazer voar a literatura pelos ares, levando os livros dos escritores baianos a atravessarem divisas, marcos e fronteiras intermunicipais, nacionais e ate internacionais, com o intuito único de incentivar a leitura.

Foi dessa maneira que escritores invadiram o Terminal Marítimo, o popular “Ferry Boat” e o Terminal Rodoviário de Salvador, distribuindo livros doados por editoras na sua maioria baianas, para que fossem presenteados ao leitor que em férias ou de viagem para curtir o feriadão do Natal, pudessem usufruir da boa leitura e o mais importante de forma gratuita. O projeto teve uma boa adesão, para o que pudemos chamar de uma iniciativa perfeita em fase experimental.

Greice Machado aprovou a ideia
Na Rodoviária embarcando para Jaguaquara, onde foi passar as festas de final de ano, a operadora de caixa desempregada Greice Machado Soares, 27 anos, ela que estava com a sua filhinha nos braços, ao ver os escritores fazendo a distribuição de livros, logo se aproximou para saber do que se tratava e ganhou um exemplar do livro coletânea "ENEBI de Poesia & Prosa", da Editora Òmnira, sabendo da presença do autor/organizador da publicação no local, solicitou um autografo ”como gosto de ler, aprovo a investida do projeto, uma ação bem interessante, vocês estão de parabéns”, disse. Já no Ferry Boat, em São Joaquim, a overloquista Lílian Nobre, 47 anos, viajando para a Ilha de Itaparica, gostou da novidade. “Bacana, pois incentiva a ler mais. Maravilhosa ideia e ação de vocês, justamente para preencher um tempo que eu ia gastar no carro sem fazer nada. Com o livro a viagem vai ser outra, farei uma viagem sem sair do lugar”, ironizou um pouco.

Lilian Nobre viu inovaçao na iniciativa
Foram distribuídos cerca de 300 livros, das 10 às 14 horas, a pessoas realmente interessadas na leitura e que tivessem familiaridade com o livro... Sendo que o Aeroporto Internacional Dep. Luiz Eduardo Magalhaes, diante da sua burocracia interna de informação e protocolo, não ofereceu tempo hábil para a execução do projeto nas suas dependências. Ficando amadurecido o interesse dos organizadores para que no próximo ano não deixar esse polo de saída do Estado, de fora de tão enriquecedora experiência. O projeto aconteceu nessa sexta-feira, dia 23 de dezembro e contou com a participação dos escritores, no Ferry Boat: Luiz Meneses de Miranda, Silvia Santos e Valdeck Almeida de Jesus; na Rodoviária: Carlos Souza, Carla Elisio, Cymar Gaivota, Cristiano Ferreira, Jorge Carrano, Leandro Assis, Morgana Gazel, Tasso Revellat, Vera Passos e  Roberto Leal, dentre outros.

São ações como essa que fazem da UBE-União Brasileira de Escritores, Núcleo Bahia, um dos mais atuantes do Brasil, uma entidade a serviço do escritor, do livro, da leitura e da literatura. Aqui também fica retratada a força da união, das parcerias bem trabalhadas, das associações a serviço da solidariedade e da expansão cultural, de maneira a enriquecer os movimentos e dar visibilidade a obras de escritores baianos dantes desconhecidos.

Fonte: ASCOM/Fundação Òmnira
Foto: Roberto Leal (1 e 2) e divulgaçao (3)