terça-feira, 23 de agosto de 2011

Homenagem a Ildásio Tavares

Ildásio Tavares
9/09/2011 – Sexta-feira.
14:00h. – Abertura (no Auditório – 3º andar).
Falas do presidente da Fundação Òmnira, escritor e editor Roberto Leal; da Diretora da Biblioteca Pública do Estado Srª Kilma Alves e do diretor da Fundação Pedro Calmon professor Ubiratan de Castro, e o poeta Douglas de Almeida que falará do homenageado Ildásio Tavares.
Apresentação do evento, informes, agradecimentos, apresentações e outras falas (duração de duas horas).

16:00h. – Mesa redonda (no Auditório – 3º andar).
“O escritor e sua experiência com a Comunicação e a leitura como fator de desenvolvimento”.
Participantes: juíza e escritora Luislinda Valois, professor e escritor Germano Machado (CEPA), o jornalista e escritor Carlos Souza (FPC e UBE) e professora Geisa Arlete do Carmo Santos (UNEB/FVC) (com 20 minutos para cada palestrante). Mediador: editor Roberto Leal.

18:00h. – Intervalo literário para visita a exposição de livros e intercâmbio.

19:00h. – Coquetel de lançamento de livros (no Espaço Quadrilátero da Biblioteca – Térreo).
Mais uma coletânea da Òmnira
A coletânea “ENEBI de Poesia & Prosa” Ed. Òmnira/BA-2011, onde na apresentação estão registrados os anais da I Edição do ENEBI com autoria dos jornalistas e escritores Carlos Souza e Roberto Leal, como também textos e poesias dando origens aos trabalhos retratados de: Antônio Santana, Cosme Costa, Cristiano Ferreira, Everaldo Oliveira Santos, Iolanda Costa, José Cupertino, Luís Carlos Oliveira, Mário Alcântara, Maria LA Bonia (USA), Maria Theofila da Silva e Sapiranga.
 E do livro “Dasdores: A difícil vida fácil” Ed. Òmnira/BA-2011, romance histórico, do escritor feirense Alberto Peixoto, com apresentação da psicopedagoga Andréia do Vale Reis, orelha de Joselle Duarte Cezário e ilustração de capa de Daniel Ponciano. O autor se destaca com sua inovada comunicação, com a propagação do seu dialeto tipicamente nordestino e diante disso, segue literariamente construindo uma carreira de prêmios e publicações.

20:30h. – Show em Voz & Violão do cantor Sapiranga. Com seu repertório eclético, cantando os seus “Segredos do Tempo” e outros sucessos, uma grande fusão da poesia e música da Zona da Mata baiana, com seus rios, fontes e pássaros, seus sons e canções.

10/09/2011 – Sábado.
09:00h. – Debate (no Auditório- 3º andar).
“Apertem o cinto, o poeta sumiu”.
Participantes: poeta Douglas de Almeida, poeta e colunista do Jornal da Metrópole James Martins, poeta José da Boa Morte (Art Poesia) e o professor e cordelista Antônio Barreto, (20 minutos para cada palestrante). Mediador: jornalista Carlos Souza.

11:00h. – Mesa redonda (no Auditório – 3º andar).
“Literatura de qualidade em produção na Bahia, no momento atual”.
Participantes: escritora e produtora cultural Gina Leite, escritor e editor Roberto Leal, o escritor e acadêmico de Valença Araken Vaz Galvão e mais uma escritora das presentes, que será convidada pelas ponderações, colocações feitas, com suas ideias, comentários, projetos inovadores e que apresente publicações no seu curriculum. (20 minutos para cada participante). Mediador: jornalista Carlos Souza.

11/09/2011 – Domingo.
09:00h. – Recital poético e performático (no Espaço Quadrilátero da Biblioteca – Térreo).
Coordenação: poeta Gilberto Teixeira, com a participação dos poetas Marcos Peralta, Tiago Oliveira, Estrela e convidados.

10:00h. - Entrega do título de Personalidade de Importância Cultural ao jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus, pelos relevantes serviços prestados a cultura do nosso Estado.

10:30h. - Lançamento de livro e show.
Do livro “Angolando Poesias e Canções”, Éditions Lusophone/Paris, do cantor e escritor angolano, radicado na França Carlos Do Nascimento, que também se apresentará em show de Voz e Violão, trazendo no repertório musicas do seu novo CD.

12:00h. – Encerramento: Com a participação do diretor de teatro Gil Vicente Tavares, filho do saudoso poeta Ildásio Tavares, que receberá em nome de seu pai as homenagens dos escritores.

Outros participantes:
Dasdores romance histórico

Isa Queiroz
Osvaldo Novaes (escritor)
Marcelo de Oliveira Souza
Luís Carlos de Oliveira
Delci Silva (Fundação Òmnira)
Paulo Baloba (poeta)
Cristina Ramos (REBRA/UBE)
Antonietta de Aguiar Nunes (professora e escritora)
Mário Alcântara (poeta)
Iray Galrão (escritora)
Vera Passos
Helena Pires (escritora)
Morgana Gazel (escritora)
Marcelo Oliveira Lima
Nadir Xavier de Andrade
José Cupertino (poeta e músico)
Edla Angelim (escritora)
Altamirando Ferreira
Cristiano Ferreira (contista)
Sandro Caldas (jornalista)
Roberto Leal Junior (Fundação Òmnira)
Lindomar Assis (jornalista)
Caetano Barata (ativista cultural, Simões Filho/BA)
Carlos Alberto Barreto (Art Poesia)

1. Olá Roberto,

Adorei a proposta do Encontro, a matéria sobre o evento ficou ótimo.
    Parabéns!

ResponderExcluir
  2. Parabéns a Roberto Leal, Carlos Souza e a todos os participantes e apoiadores deste evento, que já faz parte do calendário da literatura baiana.

Não tem volta e agora é lutar cada vez mais, unir cada vez mais gente, e transformar a realidade baiana. Independentes, sim!

Valdeck Almeida de Jesus
    Poeta, Escritor e Jornalista