domingo, 17 de abril de 2011

A UBE no caminho certo

Publicado por Roberto Leal As domingo, 17 de abril de 2011  | 3 Comentario

Escritores em foco
 Na segunda reunião oficial da União Brasileira de Escritores, que aconteceu na Biblioteca Thales de Azevedo, no Costa Azul, no sábado próximo passado, dia 16 de abril, e que na verdade foi um longo bate-papo descontraído, entre todos os presentes e a coordenação estadual da entidade, que discutiram metas, projetos e eventos.
E como não poderia deixar de ser, novamente veio à tona temas como, a distribuição de publicações a livreiros; a falta de politicas públicas para a literatura; a dificuldade em furar o bloqueio omisso da imprensa escrita; foi discutida ainda a presença de escritores baianos no Congresso que acontecerá em novembro em São Paulo; a importância da filiação que chega a forma de subsídio para fortalecer as ações e projetos da entidade, como: a construção do site UBE/BA; o projeto “Papo de Escritor”, que acontecerá em sua primeira edição em junho e outros eventos como o seminário “Literatura baiana: rumos  e perspectivas”, que entrou em pauta e está agendado para ser realizado em julho... Como todos podem perceber, a União Brasileira de Escritores chega liderando uma mobilização em favor dos escritores baianos e da sua luta.
Estiveram presente dentre outros: os poetas, Baco Figueiredo, Douglas de Almeida (da Biblioteca Prometeu), José da Boa Morte (do Art Poesia), as escritoras Maria Cristina Pires Ramos  (representante da REBRA/BA), Guacira Maciel, Miriam de Sales, Nildes Trigueiro (Diretora Adjunta do CEPA) e Morgana Gazel, os escritores José Batista Neto (de Cruz das Almas) e Valdeck Almeida, além do presidente e do vice do núcleo Bahia da UBE, os jornalistas, editores e escritores Carlos Souza e Roberto Leal.

1. Como um poeta, amante, sonhador e curioso acerca dos caminhos da vida, tenho muito o que agradecer por açoes como essa. Gostaria de politizar-me com as questoes vigentes. Nao tenho tanta habilidade com isso. Mas, estou em minha terceira década, apenas. Somente passadas mais tr^es é que terei algo relevante pra dizer. Desse modo, posso aprender 03, 30, 300, 3.000, 300mil ou 3 trilhoes de coisas diferentes até que chegue a maturidade.
    José Cupertino Neto
    tino_baiano@hotmail.com

ResponderExcluir
  2. São de ações como essa que o escritor precisa, de pessoas como essas que os escritores precisam, de entidades como essa que os escritores precisam, que trabalhem em prol da nossa causa, da sua causa, da causa dos escritores baianos...Parabéns a vcs por essa grande vitória!

Dominique Alagbaro
    Contista/MG

ResponderExcluir
  3. Olá, Roberto! Tenho recebido seus emails, mas estou numa fase de mudança, resolvendo muitas coisas. Queria que soubesse que estou firme e forte na luta para que mais escritores possam mostrar a sua voz.
    Grande abraço!
    Sandro Caldas